Inspirado na França, Remo divulga novos uniformes do clube em homenagem ao Theatro da Paz; veja

O Clube do Remo divulgou através de suas redes sociais, na noite de hoje, 16, as imagens dos novos uniformes que o clube usará durante a temporada 2023. De acordo com o clube, nos últimos quatro anos, Leão vem trabalhando fortemente a história do Estado do Pará e Amazônia como temas dos seus uniformes, conforme...

Publicado em 16 de maio de 2023 às 20:18

O Clube do Remo divulgou através de suas redes sociais, na noite de hoje, 16, as imagens dos novos uniformes que o clube usará durante a temporada 2023.

De acordo com o clube, nos últimos quatro anos, Leão vem trabalhando fortemente a história do Estado do Pará e Amazônia como temas dos seus uniformes, conforme pesquisa desenvolvida pelo de departamento de marketing do Rei, que trabalhou o conceito e o layout da nova camisa. Os detalhes e toda a imponência do Theatro da Paz foram traduzidos no novo manto, desenhado pelo designer do Clube, Fernando Santiago, que valoriza nossas raízes e cultura efervescentes. 

O uniforme denominado de 'Espetáculo', homenageia o templo da cultura paraense, uma das maiores joias arquitetônicas da Amazônia, fundado durante o período áureo do Ciclo da Borracha, ao tempo da Belle Époque, quando ocorreu um grande crescimento econômico na região: o Theatro da Paz, que completou 145 anos, representado por um selo no canto inferior da camisa. 

Os novos uniformes trazem o tecido Jacquard, material ideal para a prática esportiva em alta performance. A camisa possui uma gola retrô e no cobre gola, menção a alcunha Rei da Amazônia, e uma etiqueta especial da coleção Belle Époque, que faz referência aos anos áureos, simbolizando a seringueira e o ciclo da borracha.

Nos punhos das mangas remete aos afrescos florais contidos nas paredes do Theatro. A pintura caracteriza muito bem o contraste europeu e o amazônico. Para essa caracterização foi utilizada a técnica embossing. 

Apesar de o theatro ter inspiração, no teatro escala de Milão, a bandeira da França, também na manga, ressalta a influência francesa na capital paraense especialmente na arquitetura e em objetos de decoração que sobrevivem ao tempo nos espaços culturais, mas sem deixar de lado as raízes amazônidas.

Na parte da costa, ramos em dourado que representam a logamarca do theatro. O dourado na camisa representa os espetáculos, os artistas e todos os trabalhadores que compõe um dos maiores tesouros do Pará. 

O manto dos goleiros faz alusão ao coronelismo e à política do café com leite, fenômeno típico da república velha, muito comum na Amazônia, principalmente no período da borracha.

Fonte: Clube do Remo