Saiba identificar os sinais e as causas das alterações na tireoide

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

A glândula localizada no pescoço, que tem como função principal regular processos metabólicos do organismo é a tireoide. Ela produz hormônios que ajudam no funcionamento do coração, cérebro, fígado e rins.

A tireoide também interfere no crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes, na regulação dos ciclos menstruais, na fertilidade, no peso, na memória, na concentração e no controle emocional.

CONTINUE LENDO...

As alterações na tireoide podem causar diversos sintomas, que nem sempre são interpretados corretamente. Quando há alterações, a glândula pode estar atuando de forma exagerada, numa condição que é conhecida como hipertireoidismo, ou pode estar funcionando pouco, em um estado conhecido como hipotireoidismo.

O hipertireoidismo causa sintomas como agitação, nervosismo, dificuldade de concentração e emagrecimento. O hipotireoidismo causa sintomas como cansaço, perda de memória, facilidade para engordar, pele seca com coceira, ciclo menstrual irregular e queda de cabelo.

Ao perceber qualquer um desses sintomas, é importante consultar um endocrinologista para a realização de exames de sangue, que medem os níveis do hormônio da tireoide no organismo, ou de um ultrassom na região, para verificar a existência e o tamanho de possíveis nódulos.

Aumento ou perda de peso

O aumento de peso sem razão aparente, especialmente se não houve mudanças na dieta ou nas atividades do dia a dia, é sempre preocupante e pode ser causado pelo hipotireoidismo, quando a glândula está funcionando pouco. Já a perda de peso sem razão aparente pode estar relacionada ao hipertireoidismo, por exemplo.

Dificuldade de concentração e esquecimento

Sentir que está constantemente com a cabeça fora do lugar, tendo muitas vezes dificuldades de concentração ou passando por esquecimentos constantes, pode ser um sintoma de alterações no funcionamento da glândula. A falta de concentração pode ser sinal de hipertireoidismo e o esquecimento, de hipotireoidismo.

Queda de cabelo e pele muito seca

A perda de cabelo é normal durante períodos de grande estresse, porém caso se torne muito pronunciada, pode indicar alterações no funcionamento da tireoide. Além disso, pele seca ou coçando muito também podem ser sinais do problema.

Alterações de humor

Déficit ou o excesso de hormônios da tireoide no organismo provocam alterações de humor. O hipertireoidismo causa irritabilidade, ansiedade e agitação. O hipotireoidismo, por sua vez, causa tristeza constante ou depressão.

Prisão de ventre

Alterações no funcionamento da tireoide também podem provocar dificuldades na digestão e na evacuação, que não são serão resolvidas apenas a alimentação e a prática de exercícios físicos.

Sonolência, cansaço e dores musculares

Sonolência e cansaço constante podem ser um sinal de hipotireoidismo.Dores musculares ou formigamentos sem explicação também podem indicar o problema, pois a falta de hormônios da tireoide danifica os nervos que enviam sinais do cérebro para o resto do corpo.

Desconforto na garganta e no pescoço

Dor, desconforto ou presença de nódulo ou caroço na região da garganta e pescoço podem indicar que a glândula está alterada.

Palpitações e pressão alta

Pulsações aparentes no pescoço e no pulso podem indicar que a tireoide não esta funcionando bem. Além disso, a pressão alta pode ser outro sintoma, especialmente se não melhora com a prática de exercícios físicos e dieta.

Com informações do Metrópoles

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }