Arquivo / Agência Brasil
Arquivo / Agência Brasil

Câmara deve votar nesta terça-feira projeto que limita ICMS de combustíveis

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

O projeto de lei que estabelece um teto de 17% para o ICMS de combustíveis, energia elétrica, telecomunicações e transportes pode ser votado nesta terça-feira, 24. A votação foi prometida pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), que afirmou considerar os bens e serviços citados como essenciais aos brasileiros.

A medida pode impactar em duas frentes: nos preços e na arrecadação. O projeto de leita ajudaria a reduzir os preços ao consumidor, mas não deve ser sustentável em médio e longo prazo. Já que o ICMS a 17% poderia fazer com que a inflação fosse reduzida em 1 ponto percentual.

CONTINUE LENDO...

O cálculo foi feito a partir dos pesos de cada estado no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), índice que mede a inflação oficial do país, multiplicados pela redução do ICMS.

No último mês de abril, o IPCA registrou alta de 1,06%, o maior valor para o período desde 1996. O relatório do IBGE aponta que a alta foi puxada principalmente por alimentos e transportes. No caso deste último, foram os combustíveis que jogaram o valor para cima, com destaque para a gasolina.

No acumulado dos últimos 12 meses, o indicador oficial da inflação no país chegou em 12,13%, bem acima da meta estipulada pelo governo de 3,50%.

Caso o Congresso aprove o texto até junho deste ano, o preço dos combustíveis ao consumidor reduziria em torno de 9% a 12%.

Mas os estados não gostaram do projeto. Para eles, a aprovação resultaria em uma perda estimada em R$ 100 bilhões.

Com informações da CNN

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }