Ascom Promaben
Ascom Promaben

Campanha arrecada mais de 60 mil litros de óleo de cozinha para reciclagem em Belém

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Mais de 60 mil litros de óleo de cozinha foram arrecadados pela Prefeitura de Belém, em uma campanha de conscientização e coleta do produto junto com moradores dos bairros da Condor e Jurunas. A campanha foi encerrada nesta quinta-feira, 26.

O produto será usado na Oficina de Reaproveitamento de Óleo de Cozinha para a fabricação de sabão, que será realizada na manhã desta sexta-feira, 27, na Escola Nestor Nonato, no bairro da Condor, por meio do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), com o apoio das secretarias municipais de Educação e de Saneamento e a parceria da concessionária de energia Equatorial.

CONTINUE LENDO...

Sustentabilidade

“A ideia é fazer com que a população tenha consciência que um litro de óleo de cozinha descartado inadequadamente numa pia vai parar na drenagem, vai parar no rio e ele pode contaminar 25 mil litros de água. Isso é assustador porque a gente sabe da preciosidade que é a água no meio ambiente para a nossa vida”, explica o coordenador geral do Promaben, Rodrigo Rodrigues.

Ele ressalta, que não adianta simplesmente falar que não pode, é preciso capacitar a comunidade para saber descartar corretamente e reutilizar esse material. “Não adiante somente ter grandes obras de saneamento. A obra é muito importante, mas se a gente continuar fazendo descartes irregulares, o canal vai continuar cheio de lixo, as ruas vão continuar alagando e a gente não vai alcançar o nosso objetivo que é fazer uma cidade melhor”, acentua Rodrigues.

O público-alvo da oficina são os moradores do entorno das obras do Promaben. “Eu estou achando uma ótima ideia porque em vez da gente jogar no esgoto pra entupir os bueiros a gente está fazendo uma boa ação, ajudando a despoluir”, afirma Marlete Medeiros, que trabalha com venda de alimentos há 24 anos na feira do Jurunas.

“É muito bom, no final a gente está ajudando a renda de alguém e está despoluindo o meio ambiente”, complementa a vendedora de lanche há mais de 22 anos na mesma feira, Cleia Valadares. Todo o sabão produzido na oficina será distribuído para os moradores.

Fonte: Agência Belém.

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }