Reprodução/
Reprodução/

TSE julga na próxima terça-feira consulta sobre uso do Pix em doações de campanha

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) marcou para a próxima terça-feira, 31, o julgamento de uma consulta feita pelo PSD à Corte sobre a utilização do Pix para a arrecadação de campanha neste ano. O relator do caso é o ministro Sérgio Banhos.

A ferramenta, criada pelo Banco Central, foi lançada em outubro de 2020, com início de funcionamento integral em novembro daquele ano. Estas serão, portanto, as primeiras eleições com a possibilidade de uso desse meio de pagamento eletrônico instantâneo que se tornou popular no país.

CONTINUE LENDO...

Entre os questionamentos apresentados, o PSD quer saber se “é permitido ao partido arrecadar –através do Pix– doações de pessoas físicas destinando os valores para as contas de outros recursos e/ou doações campanha”.

O partido também perguntou se é possível realizar pagamentos pelo Pix pelas contas de outros recursos e fundo partidário independente do período eleitoral.

O terceiro e último questionamento feito pelo PSD é se é possível vender convites para eventos (como almoços e jantares) visando a arrecadação de recursos na conta de campanha do partido, fora do período eleitoral, por meio do Pix.

O tribunal aprovou, rm dezembro do ano passado, quatro resoluções com regras para as eleições de 2022. Uma das regras libera o uso do mecanismo para gastos de campanha. Com a aprovação, será possível receber recursos por meio do Pix, sendo que a chave para identificação deve ser sempre o CPF ou o CPNJ.

Com informações da CNN Brasil

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }