Sabia como vai funcionar a Universidade Livre da Amazônia, voltada para a formação de servidores

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Em aula inaugural da Universidade Livre da Amazônia (Ulam), a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Administração (Semad), explicou como vai funciona a instituição voltada para um plano municipal de formação dos servidores. O evento contou com a participação do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, do encarregado de Negócios de Cuba no Brasil, Adolfo Castellanos, do reitor da Uepa, Clay Chagas, e de diversas outras autoridades.

Além de buscar a formação do servidor, a Ulam pretende valorizar todas as formas do saber, fomentar o processo de participação popular e fortalecer o pensar, como explicou o prefeito Edmilson Rodrigues.

CONTINUE LENDO...

Para além da formação dos servidores, a Ulam objetiva também criar parcerias e cooperações com outras instituições de ensino, pesquisa e tecnologia, como já o faz com a UEPa e Sectet, para ampliar ofertas de atividades de formação para comunidade, incluindo cursos técnicos e de graduação.

“A Ulam é um compromisso programático e para discutir temas amazônicos e universais, além de ajudar na formação permanente do servidor público. Uma universidade livre para fazer um debate sem fronteiras, não tem limites. Hoje conseguimos reunir muita gente para pensar criticamente o futuro de Belém, da Amazônia e do Brasil”, ressaltou o prefeito.

Durante a aula inaugural, fundamentada no tema “A Cabanagem e outras rebeldias no continente africano”, o encarregado de Negócios de Cuba no Brasil, Adolfo Castellanos, explanou sobre as revoluções ocorridas em Cuba e na capacidade do país, localizado na região do Caribe, se desenvolver em diversas áreas.

Atividades para servidores

Os cursos que serão ofertados pela Ulam são desenvolvidos pela Escola de Gestão Pública (EGP), vinculada à Semad. A grade das aulas são divulgadas pela EGP, de forma periódica, assim como as inscrições que são voltadas para todos os servidores municipais.

No final da cerimônia foram entregues certificados de cursos realizados por servidores municipais na EGP, como oficina de fotografia, segurança alimentar, formação de relações sociais e políticas.

Com informações da Agência Belém

VER MAIS

VER MAIS