Divulgação/Observatório Espacial Heller & Jung
Divulgação/Observatório Espacial Heller & Jung

Tempestade de meteoros será visível no Brasil na madrugada desta terça-feira

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

A madrugada desta terça-feira, 31, será marcada pela visualização do fenômeno Tau-Herculídeas, chuva de meteoros que poderá ser observada em diversas regiões do Brasil. De acordo com especialistas, a tempestade acontece entre meia-noite e 2h, no horário de Brasília.

Em escala global, os Estados Unidos e a América Central serão os locais com maior visibilidade, de até 100 mil meteoros. Os especialistas citam ainda, esta é a primeira vez em quase 200 anos que um fenômeno dessa magnitude poderá ser visto na Terra. A última tempestade desse nível ocorreu em 1833.

CONTINUE LENDO...

Apesar da chuva de meteoros ser visível por todo país e a olho nu, algumas regiões vão ser privilegiadas. O integrante de Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) Marcelo Domingues explica que, desde que o clima colabore e o céu não esteja encoberto, a melhor região para observar o fenômeno será o Norte do país: “Roraima, Acre e o oeste do Amazonas terão mais visibilidade que o Nordeste e o Sul”, explica.

No Brasil, a expectativa é que sejam vistos entre 9 mil e 57 mil meteoros. Segundo as previsões da Bramon, o país estará dividido em quatro áreas de visibilidade, cortando o território em diagonais. A ‘segunda faixa’, com 42 mil meteoros, será visível grande parte do Pará, assim como em Rondônia e no leste do Amazonas, Amapá e oeste do Mato Grosso.

Com informações do G1

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }