Crédito: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Crédito: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Campanha arrecada alimentos para catadores de recicláveis no Pará

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

O Núcleo Socioambiental do Tribunal de Justiça do Pará está promovendo uma campanha de arrecadação de alimentos para doar a trabalhadores de cooperativas de reciclagem.

A campanha “Fome Zero aos Catadores-ODS2” pretende arrecadar alimentos não-perecíveis para catadores e catadoras de materiais recicláveis, como forma de valorizar a categoria profissional, responsável por 90% da reciclagem no país.

CONTINUE LENDO...

Segundo o TJPA, a campanha foi criada em alusão ao Dia Internacional da Reciclagem, lembrando em 17 de maio, e visa beneficiar cooperativas e associações de catadores(as) de Belém e Região Metropolitana.

Os pontos de arrecadação dos alimentos funcionarão até o dia 17 de junho, em diversas unidades do Judiciário paraense. No prédio-sede do TJPA a entrega pode ser feita no Núcleo Socioambiental, localizado no 3º andar do prédio-sede do TJPA, ou na caixinha próximo aos descartes regulares de eletrônicos, canetas e outros materiais, localizada na giratória 2. Os mantimentos podem ser depositados também nas secretarias dos Fóruns Cível e Criminal de Belém, e na entrada do prédio da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP). Em todos os locais haverá uma caixa com o cartaz da campanha.

A ação tem o intuito de mitigar os impactos da pandemia e do aumento da inflação, que ocasionam a disparada dos preços dos alimentos, comprometendo a qualidade de vida e a dignidade das famílias que vivem do recolhimento de recicláveis, em um trabalho árduo, perigoso, difícil e essencial à garantia do meio ambiente.

A campanha consiste numa cooperação interinstitucional, da qual participam o TJPA, por meio do Núcleo Socioambiental, o Ministério Público do Pará (MPPA), o Tribunal Regional do Trabalho – 8ª Região (TRT8), o Tribunal de Contas dos municípios (TCM) e a Universidade Estadual do Pará (UEPA).

No mês de junho os órgãos participantes pretendem assinar uma carta de intenções para composição do grupo “Sustentabilidade em rede na região Norte”, com o objetivo de formalizar parceria entre os envolvidos na campanha e demais interessados, visando à cooperação e conhecimentos técnicos na área de sustentabilidade, meio ambiente, equidade e diversidade, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, com pleno e efetivo registro em processos administrativos a serem tramitados no âmbito de cada órgão.

Dia Internacional da Reciclagem

Instituído pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a Cultura), o dia 17 de maio busca estimular a reflexão sobre a importância de fazer o descarte correto dos itens que consumimos.

Serviço – Arrecadação de alimentos para catadores de recicláveis
Data: Até 17 de junho
Locais de entrega: Núcleo Socioambiental, localizado no 3º andar do prédio-sede do TJPA, e nas secretarias dos Fóruns Cível e Criminal de Belém, e na entrada do prédio da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP).

Mais informações : (91) 3205-3256 | 3274 | 3086 | 99338-8439.

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }