José Cruz/Agência Brasil
José Cruz/Agência Brasil

Entenda o que é PIB, como ele é calculado e sua importância na economia

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

A soma de todos os bens e serviços finais produzidos pelo país, estado ou cidade em um determinado período, significado oficial do PIB (Produto Interno Bruto), é uma avaliação feita por todas as nações em relação as suas respectivas moedas. No Brasil, entre janeiro e março de 2022, o PIB totalizou R$ 2,249 trilhões. As estimativas para o primeiro trimestre de 2022 foi divulgado na última quinta-feira, 2, pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelaram que a economia nacional avançou 1% neste período.

Embora seja comum o pensamento de que o PIB representa o total da riqueza existente em um país, na realidade, ele se revela como o fluxo de novos bens e serviços finais produzidos durante um período. Logo, se um país não produzir nada em um ano, o PIB será nulo.

CONTINUE LENDO...

Para calcular o PIB são considerados os bens e serviços finais, para evitar a chamada dupla contagem. Desta forma, os valores relacionados a matérias-primas não entram nessa conta, pelo fato de estarem embutidas no produto.

Como esses bens e serviços finais são medidos pelo preço em que chegam ao consumidor, o PIB acaba levando em consideração os impostos sobre os produtos comercializados. Para calcular o PIB, o IBGE usa uma série de dados como:

– Balanço de pagamentos (Banco Central)
– Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica — DIPJ (Secretaria da Receita Federal)
– Índice de Preços ao Produtor Amplo — IPA (FGV)
– Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo — IPCA (IBGE)
– Produção Agrícola Municipal — PAM (IBGE)
– Pesquisa Anual de Comércio — PAC (IBGE)
– Pesquisa Anual de Serviços — PAS (IBGE)
– Pesquisa de Orçamentos Familiares — POF (IBGE)
– Pesquisa Industrial Anual-Empresa — PIA-Empresa (IBGE)
– Pesquisa Industrial Mensal — Produção Física — PIM-PF (IBGE)
– Pesquisa Mensal de Comércio — PMC (IBGE)
– Pesquisa Mensal de Serviços — PMS (IBGE)

A principal utilidade do índice é o uso em análises como: acompanhar o crescimento econômico, comparar economias dos países, estimar o PIB per capita (que é a divisão do PIB pelo número de habitantes), que mede quanto do PIB caberia a cada indivíduo de um país se todos recebessem partes iguais, assim como outros índicadores. Porém, vale ter atenção sobre o tema, pois o indicador não expressa a realidade de fatores importantes como: distribuição de renda, qualidade de vida, educação e saúde. Esses fatores revelam que um país pode ter um PIB pequeno e ao mesmo tempo ter um alto padrão de vida, assim como o oposto.

Com informações da Agência Brasil e R7

VER MAIS

VER MAIS