Foto: Alex Ribeiro/Agência Pará
Foto: Alex Ribeiro/Agência Pará

Belém, Ananindeua e Marituba vacinam hoje contra covid-19; veja os horários

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Os municípios de Belém, Ananindeua e Marituba vacinam hoje, 3, contra covid-19. Além disso, a capital paraense também está vacinando contra sarampo e influenza.

Veja como ficou o calendário de vacinação:

CONTINUE LENDO...

BELÉM

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), começa a aplicar, a partir desta terça-feira, 31, a dose de reforço da vacina contra a covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos. A medida segue recomendação do Ministério da Saúde, prevista em nota técnica divulgada na última sexta-feira, 27.

Em Belém, será usada a vacina Coronavac, devido à indisponibilidade da Pfizer no município. Os dois imunizantes estão autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para essa faixa etária. No caso de adolescentes imunocomprometidos na faixa etária de 12 a 17 anos, somente a vacina Pfizer deve ser usada para reforço.

Reforço – A dose de reforço (tanto a terceira quanto a quarta) deve ser administrada a partir de quatro meses após a última dose do esquema vacinal primário. A recomendação também vale para adolescentes gestantes e puérperas. A meta é aplicar o reforço em mais de 141 mil adolescentes em Belém.

Até então, a dose de reforço era recomendada para a população acima de 18 anos, quatro meses após a aplicação da segunda dose. O Ministério da Saúde também orienta a população acima de 60 anos e pessoas imunocomprometidas a tomarem a segunda dose de reforço, quatro meses após a primeira.

Além disso, a Sesma informa que o atendimento segue disponível nos pontos de vacinação nas unidades Básicas de Saúde (UBS), shopping centers e faculdades, em horários diferenciados e seguindo os critérios dos públicos elegíveis. E estarão sendo ministradas as vacinas contra covid-19, sarampo e influenza.

Covid-19 – A Sesma informa que como a recomendação do Ministério da Saúde para a aplicação da dose de reforço (3° dose) da Covid-19 para o público de 12 a 17 anos saiu na noite de sexta-feira, 27, fará o levantamento do estoque de imunizantes nesta segunda-feira, 30, e se forem doses suficientes, abrirá a dose de reforço para este público já nesta semana.

A vacina contra covid-19 está disponível para o público infantil e adultos. Poderão se vacinar todos aqueles que ainda não receberam a primeira ou a segunda dose, bem como as pessoas acima de 18 anos, que foram vacinadas com a segunda dose até janeiro deste ano e que ainda não receberam a terceira dose.

Reforço 3ª ou 4ª dose – A dose de reforço (terceira ou quarta dose) deve ser feita com intervalo de quatro meses da anterior. A quarta dose está disponível para todos os imunocomprometidos, a partir de 12 anos de idade, com apresentação de uma cópia do laudo, atestado ou outro documento que comprove alto grau de imunossupressão.

Além dos imunocomprometidos, os idosos (com 60 anos ou mais), os trabalhadores de saúde, as gestantes e as puérperas, trabalhadores da educação do ensino básico e superior (professores, especialistas e funcionários das unidades de ensino), trabalhadores das Forças Armadas, forças de segurança e salvamento (policiais federais, civis, militares e rodoviários, bombeiros militares e civis e guardas municipais, com 18 anos ou mais) que receberam as três doses há quatro meses ou mais, estão aptos a receber a quarta dose.

Vírus da gripe – Contra a influenza podem se vacinar os seguintes grupos prioritários: idosos de 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas, professores da rede pública e privada, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e pessoas com deficiência.

Também são grupos prioritários os caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, funcionários do sistema penal, população privada de liberdade e ainda adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa.

Sarampo – Em relação à vacinação contra o sarampo, a campanha está voltada para todas as crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade e trabalhadores de saúde.

Documentos – Para se vacinar é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência e o cartão de vacinação de Belém. Os imunocomprometidos, pessoas com deficiência e doenças crônicas precisam apresentar laudo ou receita médica, que comprove a condição. Já os trabalhadores da saúde e demais trabalhadores que estão aptos a vacinar precisam apresentar carteira profissional, crachá ou outro documento comprobatório do exercício da atividade.

Veja onde se vacinar:

Postos de vacinação da rede municipal (UBS e Estratégias de Saúde da Família), das 8h às 17h

Faculdades (Unifamaz, Fibra e Unama), das 9h às 17h;

Shoppings centers (Pátio Belém, Boulevard, Bosque Grão-Pará, Parque Shopping, de 14h às 20h) e o IT Center, das 8h às 19h.

ANANINDEUA

O município vacina até a sexta-feira, 3, adultos crianças e adolescentes com as quatro doses da vacina contra covid-19.

CORONAVAC

Primeira dose: Vacinação destinada às crianças de 6 a 11 anos sem comorbidades, e demais pessoas a partir de 12 anos;

Segunda dose: Vacinação destinada às crianças de 6 a 11 anos sem comorbidades, e demais pessoas a partir de 12 anos que estejam com intervalo de 28 dias completos após a primeira dose.

Terceira dose: Vacinação destinada às pessoas com 18 anos ou mais, que tenham intervalo de 4 meses completos após a aplicação da segunda dose, independente do imunizante utilizado nas doses anteriores.

Quarta dose: Pessoas com 50 anos ou mais, imunocomprometidos ou não; trabalhadores de saúde público e privado; trabalhadores da educação do ensino básico e superior; forças armadas e forças de segurança e salvamento, com intervalo de 4 meses completos após a aplicação da terceira dose, independente do imunizante utilizado nas doses anteriores.

PFIZER PEDIÁTRICA

Primeira dose: Vacinação destinada para crianças de 5 a 11 anos completos, imunocomprometidos ou não;

Segunda dose: Vacinação destinada às crianças de 5 a 11 anos completos, imunocomprometidos ou não, com intervalo de 2 meses completos após a primeira dose.

JANSSEN (vacina destinada às pessoas a partir de 18 anos ou mais, exceto grávidas)

Terceira dose: Vacinação destinada às pessoas com 18 anos ou mais, que tenham intervalo de 4 meses completos após a aplicação da segunda dose, independente do imunizante utilizado nas doses anteriores.

Quarta dose: Pessoas com 50 anos ou mais, imunocomprometidos ou não; trabalhadores de saúde público e privado; trabalhadores da educação do ensino básico e superior; forças armadas e forças de segurança e salvamento, com intervalo de 4 meses completos após a aplicação da terceira dose, independente do imunizante utilizado nas doses anteriores.

Documentos necessários:

– Para vacinar a primeira dose: RG, CPF ou Cartão SUS;

– Para vacinar a segunda, terceira ou quarta dose: RG, CPF ou Cartão SUS e o cartão de vacinação.

Locais de vacinação:

UBS Ana Maria Moraes / UBS Guanabara / UBS Nova Água Lindas / UBS Júlia Seffer / UBS Águas Brancas / UBS Ananindeua Centro / UBS Guajará 1 / UBS Distrito Industrial / UBS Paulo Frota / UBS Cristo Redentor / UBS Warislândia / UBS Nova Zelândia / UBS Jaderlândia / UBS Coqueiro / UBS Ariri / UBS Una / UBS Jardim Nova Vida / UBS Águas Lindas / UBS Roraima-Amapá/ UBS Icuí / UBS Atalaia / UBS Celso Leão / UBS Saré / UBS Cidade Nova IV / UBS Novo Cristo.

MARITUBA

A imunização no município vai até a sexta-feira, 3, e está destinada da seguinte forma: primeira dose para pessoas a partir dos 5 anos completos; segunda dose para quem recebeu a primeira dose até 18 de abril de 2022; terceira dose para pessoas com idade a partir dos 18 anos completos e com quatro meses da aplicação da segunda dose e, imunocomprometidos com 28 dias da aplicação da segunda dose; quarta dose para imunocomprometidos acima dos 18 anos que tenham quatro meses da aplicação da terceira dose.

Locais e horários da vacinação:

– USF Haifa Gabriel (rua Antônio Armando S/N. bairro Almir Gabriel). das 8h às 14h;

– UBS Gilson Rufino Gonçalves (travessa Antônio Maria Brito, 10 – bairro Decouville), das 8h às 14h;

– USF Nova Marituba (Loteamento Imperial S/N, bairro Nova Marituba), das 8h às 14h;

– UBS Nossa Senhora da Paz (rua da Divisa S/N, bairro Nossa Senhora. Da Paz), das 8h às 14h;

– USF Canaã (Rua Sete de Setembro, bairro Canaã), das 8h às 14h.

– USF São João (Rua João Marinho S/N, bairro São João) das 8h às 14h;

– Centro Especializado em Reabilitação III (BR-316, ao lado do Ginásio Poliesportivo de Marituba) das 18h às 22h.

É necessária apresentação de RG, CPF e carteira de vacinação.

VER MAIS

VER MAIS