Quase 5 mil podem ficar sem receber benefícios do Igeprev; entenda

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Termina no próximo dia 30 de julho o prazo para que aposentados e pensionistas do regime próprio de previdência do Pará compareçam às unidades de atendimento do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (Igeprev) para a realização do censo previdenciário. A dois meses do final do recadastramento, 41.715 beneficiários já concluíram o censo; outros 2.974 ainda não compareceram ao Igeprev; 1.767 beneficiários ainda possuem pendências documentais a serem sanadas.

O recadastramento deve ser agendado pelo call center do Igeprev: (91) 3217-7037 e (91) 3182-3500 (que também funciona como WhatsApp), ou pelo site sistemas.igeprev.pa.gov.br/siaag. A lista com os documentos necessários para a realização do censo está disponível no site do Igeprev, na aba censo previdenciário.

CONTINUE LENDO...

A maioria dos beneficiários que não concluíram o censo reside na Região Metropolitana de Belém: 1.716 beneficiários. Também não finalizaram o recadastramento previdenciário: 71 beneficiários de Região do Araguaia; 107 do Baixo Amazonas; 74 de Carajás; 40 da Região do Lago de Tucuruí; 50 do Marajó; 146 do Rio Tocantins; 252 do Guamá; 164 da Região do Caeté; 88 da Região do Rio Capim; 18 do Tapajós; e 57 da Região do Rio Xingu.

O que é o censo previdenciário?

Com o objetivo de atualizar dados cadastrais e coibir fraudes, o censo foi iniciado em 20 de novembro de 2020, com previsão de término para 28 de dezembro de 2021. Entretanto, devido ao grande número de ausentes, o censo foi prorrogado até 8 de março de 2022 e, ao final desse prazo, foi novamente estendido até 30 de julho de 2022.

Conforme previsão da Lei Federal nº 10.887/2004, os beneficiários que não comparecerem ao censo terão seus proventos suspensos por 90 dias. Caso o aposentado ou pensionista (ou seu representante legal) permaneça ausente no decorrer desse prazo, o benefício será definitivamente cancelado.

Em fevereiro e em abril, o Igeprev publicou, no Diário Oficial do Estado, a relação com os nomes dos beneficiários que iniciaram o recadastramento, mas que ainda ficaram com pendências em documentos, e a lista dos segurados ausentes.

Em campanha de comunicação, em janeiro e fevereiro, o Igeprev ocupou espaços nos maiores veículos de comunicação do Pará (redes de televisão, portais de notícia, jornais e rádios), em um esforço para alertar aos segurados sobre a obrigatoriedade do censo.
“Apesar do esforço do Igeprev em divulgar a realização do censo, a procura em alguns pontos de atendimento permanece baixa, sobretudo no interior. Alertamos aos beneficiários e seus procuradores, tutores ou curadores que procurem o Igeprev o mais rápido possível, evitando o bloqueio do benefício”, diz o presidente do Igeprev, Giussepp Mendes.

Locais de atendimento

Na Região Metropolitana, os beneficiários podem procurar postos na sede do Igeprev (av. Alcindo Cacela, 1962), nas Estações Cidadania (shoppings Pátio, Bosque Grão-Pará e Metrópole), no posto de atendimento do Terminal Hidroviário e no Comando da Polícia Militar.

No interior, o censo está acessível nas agências de Abaetetuba, Altamira, Capanema, Castanhal e Santarém; nos polos em Marabá e Itaituba; e nas três Unidades Móveis, que vão passar por Barcarena, Bragança, Cametá, Conceição do Araguaia, Igarapé-Açu, Marapanim, Monte Alegre.

Com informações da Agência Pará.

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }