Sespa realiza projeto ‘Telemedicina Pará’ em 40 municípios do estado

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), prossegue com o Projeto Telemedicina Pará, que atualmente oferece pontos de acessos às consultas especializadas em 40 pontos, já registrando 8.829 atendimentos desde que a iniciativa foi retomada pela secretaria, em julho de 2021.

O Telemedicina Pará faz parte do Programa “Assistência Médica Especializada na Região Norte do Brasil por meio da Telemedicina”, fruto de uma parceria do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi) com o Hospital Israelita Albert Einstein, em que são ofertadas teleconsultas em sete especialidades médicas: endocrinologia, neurologia, neurologia pediátrica, pneumologia, cardiologia, psiquiatria e reumatologia.

CONTINUE LENDO...

Na prática, o paciente passa por uma consulta na Unidade Básica de Saúde (UBS), onde é identificada a necessidade de um especialista. Então, o agendamento poderá ser solicitado por meio do sistema do Hospital Albert Einstein. Na data e horário agendados, o paciente retorna à UBS para consulta com o médico generalista presencial e o especialista da Telemedicina. É utilizada uma plataforma tecnológica que permite agendamento, acesso à videoconferência entre os médicos e o registro de informações em prontuário eletrônico.

O projeto tem o objetivo de promover a ampliação do acesso às consultas especializadas no Estado do Pará, visando a diminuir a demanda reprimida nas regiões de saúde, aperfeiçoar a qualidade da assistência e a satisfação do usuário, reduzir o número de transferências desnecessárias de pacientes e, consequentemente, aprimorar a alocação de recursos para melhorar a saúde geral da população.

“Com isso, tem-se a redução da fila de espera por consultas com especialistas na Central de Regulação do Estado”, explica a diretora técnica da Sespa, Carla Figueiredo, ao reiterar a importância do compromisso contínuo das prefeituras e dos secretários municipais de Saúde para a manutenção da infraestrutura do serviço e para a gestão de metas e resultados. A teleconsulta permite o atendimento em várias especialidades, incluindo neurologia pediátrica.

Critérios

No Pará, o projeto coordenado pela Sespa com o apoio das Secretarias Municipais de Saúde do Estado (Cosems), está ocorrendo, por enquanto, em 40 municípios selecionados a partir dos critérios elencados pelo Ministério da Saúde, que incluem o baixo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), carência de médicos especialistas e distância de centros médicos especializados.

Já oferecem atendimento por Telemedicina os seguintes municípios: Belém (com dois pontos), Bujaru, Igarapé Miri, Mocajuba, Cametá, Oeiras do Pará, Limoeiro do Ajuru, Portel, Rurópolis, Bom Jesus do Tocantins, Acará, Irituia, Ipixuna do Pará, Ourém, Capitão Poço, Garrafão do Norte, Nova Esperança do Piriá, São Domingos do Capim, Aurora do Pará, Concórdia do Pará, Porto de Moz, Augusto Corrêa, Viseu, Novo Repartimento, Anapu, Moju, Placas, Santa Luzia do Pará, Maracanã, Pau D’Arco, Baião, Curuçá, Nova Ipixuna, Almeirim (com dois pontos, sendo um no distrito Monte Dourado), Nova Timboteua, Igarapé Açu, Jacundá e Cumaru do Norte.

Com previsão inicial de implantação em 56 municípios, os próximos pontos terão o serviço implantado de forma gradativa, seguindo o planejamento da Sespa, que havia suspendido a execução do programa em função da pandemia de Covid-19.

O secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, disse que o atendimento remoto já é uma realidade crescente no Estado. “A telemedicina vem aperfeiçoando a prática médica, no sentido de vencer as distâncias tanto geográficas quanto sociais para difundir o acesso à saúde. A tendência é que mais municípios façam adesão ao projeto e que possam aproveitar a gama de atendimentos e a nossa disponibilidade em ajudar nas orientações oportunas e necessárias”, concluiu.

Com informações da Agência Pará.

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }