Márcio Ferreira/Agência Belém
Márcio Ferreira/Agência Belém

Belém vai disponibilizar novos serviços do Samu para atendimento à população

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), reestruturou o Serviço de Atendimento Móvel (Samu) de Belém e alguns serviços novos que vão ser disponibilizados para o atendimento à população da capital.

Entre as novidades está a ambulância de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Samu, que foi preparada para atender ao hospital Pronto Socorro Municipal “Mário Pinotti”. Equipada com tomógrafo e outros equipamentos para exame, a ambulância auxilia e complementa o atendimento aos pacientes do hospital. A ambulância fica disponível 24 horas.

CONTINUE LENDO...

Ciop – O Samu colocou também uma equipe de facilitadores no Centro Integrado de Operações (CIOP). A equipe contribui para o atendimento do Samu em áreas vermelhas, que precisam do suporte da Polícia Militar para acompanhar a ambulância para atender as ocorrências de pacientes nessas regiões da cidade.

Outra facilidade de ter uma equipe do Samu no Ciop é para o atendimento a pacientes psiquiátricos. Nestes atendimentos, a equipe do Samu trabalha em parceira com o Corpo de Bombeiros, que são importantes para o processo de contenção de pacientes em surto psiquiátrico para o posterior transporte pela equipe do Serviço.

Tempo de resposta – “Quando não tínhamos uma equipe de facilitadores nossos lá no Ciop, às vezes acontecia de haver um descompasso entre os atendimentos. A gente chegava e as outras equipes não, ou vice-versa. Com a presença do facilitador junto com todas as equipes que estão lá dentro do espaço, melhorou o nosso tempo de resposta nestes atendimentos”, destacou o diretor do Samu, José Guataçara.

Para o atendimento a pacientes psiquiátricos, o Serviço também vai disponibilizar uma ambulância psiquiátrica, onde toda a equipe estará sendo preparada para o atendimento a pacientes em surto. Nesta semana, 20 socorristas do Samu, entre condutores e técnicos de enfermagem, receberam treinamento para saber como proceder nestes casos. Essa ação conta com a parceria da Guarda Municipal de Belém, responsável tanto pelo treinamento dos socorristas do Samu, como também por destacar dois batedores para reforçar o atendimento a estas ocorrências.

Batedores – “Então, agora, além de termos o condutor da ambulância e mais os técnicos de enfermagem treinados para a contenção de pacientes em surto psiquiátrico, teremos também mais dois batedores, que são pessoas treinadas fisicamente para fazer a contenção. Estaremos mais preparados para o atendimento a esse paciente”, reforça Guataçara.

O Samu também tem reforçado as ações durante os eventos oficiais da Prefeitura de Belém, em especial aqueles voltados ao grande público. Nestes casos, é disponibilizada uma ambulância nas proximidades para fazer o atendimento imediato a qualquer situação de emergência.

Com informações da Agência Belém

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }