Crédito: Barcarena 360
Crédito: Barcarena 360

Associação de Vela e Canoagem realiza limpeza do Rio Murucupi no Dia do Meio Ambiente

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

O Rio Murucupi, em Vila dos Cabanos, Barcarena-Pa, recebeu uma limpeza, a ação que aconteceu pela primeira vez no município reuniu cerca de 25 pessoas em 15 caiaques e 1 lancha.

A Limpeza do Rio Murucupi foi realizada em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado todo dia 5 de junho. Além dos benefícios à conscientização sobre a conservação ambiental, a iniciativa traz um alerta sobre a importância da destinação correta do lixo produzido próximo aos rios.

CONTINUE LENDO...

Segundo Ilmo Ribeiro, 48 anos, que participou e foi um dos organizadores do evento, o objetivo da ação foi conscientizar sobre a conservação. “É fundamental que todos tenham consciência de que é um dever nosso conservar os nossos rios para que a vida nas nossas florestas possa continuar existindo e para nós possemos continuar usufruindo de toda essa natureza que nos cerca aqui em Barcarena”.

“Pequenas ações como essa engajam e deixam marcas de conservação e educação ambiental. Prospecções apontam uma recuperação a médio prazo do Rio Murucupi, mas pequenas atitudes, mesmo que de baixo impacto local, promovem melhor uso e o cuidado de recursos desse habitat.” Comenta Rafael Menezes, Biólogo e canoísta, que participou da organização da ação.

O Grupo de canoístas saiu do restaurante Reserva do Arrozal e seguiu para o rio Murucupi, percorrendo cerca de 14 quilômetros ao todo no trajeto. O passeio teve início na manhã de domingo, 5, no bairro da Fazendinha em Barcarena-Pa, e retornou para o ponto de partida para o almoço.

Entre os objetos recolhidos pelos remadores estão fraldas, pedaços de isopor, garrafas pet, restos de roupa, sapatos, baldes e até uma porta de geladeira, além de outros objetos. Todo lixo recolhido foi repassado para a Prefeitura de Barcarena que levará os objetos para o aterro sanitário da cidade.

A ação foi uma iniciativa da CAECO (Caripi Associação Eco-Esportiva de Vela e Canoagem) e contou com o apoio do restaurante Reserva do Arrozal, Hotel Equinócios, ArtMan e Barcarena360. A associação que retornou suas atividades em 2020, vêm realizando inúmeras iniciativas e competições visando fomentar a prática de esportes aquáticos em Barcarena.

VER MAIS

VER MAIS