Sérgio Agapito Lires Rial, ex-cargill e ex-marfrig, atual presidente do Santander
Sérgio Agapito Lires Rial, ex-cargill e ex-marfrig, atual presidente do Santander

Mineradora paraense responsabiliza Santander e outros bancos por prejuízo bilionário

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Já são conhecidas as disputas jurídicas envolvendo a mineração Buritirama e o conjunto de instituições financeiras liderado pelo banco Santander, como já noticiado anteriormente.

O cerne do conflito é a definição da sede da mineradora, ou melhor dizendo, do polo central das duas atividades, e isso muito embora a atividade extrativa ocorra, como é sabido, no estado do Pará.

CONTINUE LENDO...

Como a justiça brasileira, incluindo o STJ, definiu recentemente que todas as ações devem tramitar no juízo paraense, a grande questão que se coloca é o verdadeiro motivo de movimentos agressivos dos bancos, que intentaram uma série de ações contra a mineradora, isso sem tentativas prévias de acordo, mesmo num cenário de total viabilidade da atividade.

Apesar de toda a trama, a mineradora manteve seus mais de 3.500 empregos diretos e indiretos durante toda a disputa. A companhia é responsável pelo desenvolvimento de várias vilas no entorno de Marabá.

A Buritirama, de outro lado, parece querer colocar os panos a limpo, pois recentemente apresentou ação avaliada em 2,5 bilhões de reais, onde busca responsabilizar os bancos pelos atos supostamente ilegais e nocivos praticados, que teriam acarretado prejuízos incontáveis não só para a própria mineradora, mas também para funcionários, fornecedores e mesmo para o poder público.

Na ação a mineradora também requerer providências aos órgãos e agências de controle competentes.

Uma questão central trata do fatos dos bancos terem se valido indevidamente de uma interpretação contábil “promíscua” das operações, e, posteriormente, executaram os negócios realizados com a mineradora como se fossem operações cotidianas, e isso justamente em um contexto de disparada do câmbio, principal indexador utilizado.

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }