Reprodução
Reprodução

Superlua de Morango acontece nesta terça-feira; entenda e saiba como observar

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Aos fãs de observar as fases da Lua, fica ligado pois na noite desta terça-feira, 14, haverá uma chamada Superlua de Morango. Traduzindo: Lua cheia, o que diferencia da tradicional é esta será maior e mais brilhante no céu.

A referência ao “Morango” no nome não tem relação com o cor ou o formato da fruta. Tem a como os povos nativos norte-americanos chamavam a Lua cheia, mês em que o fruto maduro no Hemisfério Norte.

CONTINUE LENDO...

Aqui no Brasil, com as estações invertidas em relação ao hemisfério norte, a maioria dessas não faz muito sentido, acabamos de iniciar o inverno. De qualquer forma, são metáforas.

Como observar a Superlua de Morango

A Lua vai nascer por volta das 17h40 (horário de Brasília), logo após o do Sol, na direção leste (lado oposto ao que o Sol se puser), e será visível durante toda a noite.

O melhor horário para observar é durante a primeira hora após o nascimento, pois ela pode exibir variações de amplitude de tonalidade, amarelada, até mesmo avermelhada, devido à interação com a atmosfera.

Além disso, com os referenciais terrestres, temos uma impressão de que ela está ainda maior, rendendo belas fotos. O dia seguinte também é uma ótima oportunidade de observação.

A segunda e última superlua de 2022 já acontece no mês que vem, em 13 de julho, chamada de “dos Cervos” em tradições do hemisfério do Norte, pois é a época em que a galhada deste se regenera.

Com informações do UOL

VER MAIS

VER MAIS