Reprodução
Reprodução

Nasa diz que relâmpago intenso atingiu plataforma de lançamento da Artemis I

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

A Nasa, a agência espacial norte-americana, divulgou nesta semana que um relâmpago de intensidade recorde atingiu um dos seus complexos de lançamento no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, enquanto o foguete da missão Artemis I estava estacionado no local.

Apesar da intensidade do fenômeno, o evento não causou danos para o Sistema de Lançamento Espacial (SNL, na sigla em inglês) da missão nem para a cápsula Orion, que estavam no complexo para uma fase de testes.

CONTINUE LENDO...

Tudo isso teria ocorrido no começo de abril deste ano, quando o relâmpago atingiu o sistema de proteção contra raios do complexo 39B.

“Houve uma tremenda quantidade de energia que foi transferida por este evento”, disse o chefe de tecnologia Carlos Mata, que projetou o sistema para a NASA.

“Após mais de 30 milissegundos, ainda tínhamos quase 3.000 amperes que estavam fluindo pelo solo. Este evento em particular cai nessa pequena porcentagem, menos de 1%, que você simplesmente não espera que aconteça”, acrescentou o especialista.

A Nasa explica que, a título de comparação, as nossas linhas de transmissão de alta tensão geralmente transportam menos de 3.000 amperes para alimentar cidades inteiras.

No próximo sábado, 18 de junho, a Nasa deve iniciar mais uma fase de testes da Artemis I. Segundo a agência, na ocasião, as equipes de lançamento vão ensaiar operações para carregar os tanques do foguete, irão realizar uma contagem regressiva completa de teste, entre outros procedimentos técnicos.

A expectativa é que a cápsula Orion da primeira missão da Artemis, que não será tripulada, seja lançada no segundo semestre deste ano.

Com informações do G1

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }