Agência Belém.
Agência Belém.

Terceiro Arrastão do Pavulagem vai às ruas de Belém neste domingo

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Mais um domingo de Pavulagem em Belém! O 3º Arrastão do Pavulagem acontece hoje, 26, e promete um novo momento inesquecível na história dos festejos juninos da Amazônia. Será o penúltimo Arrastão promovido nesta temporada pelo Instituto Arraial do Pavulagem, que realiza os cortejos há 35 anos. Horários e trajeto continuam os mesmos: concentração às 8h em frente ao Theatro da Paz, Roda Cantada às 9h e saída do cortejo às 10h com direção à Praça dos Estivadores. O show da banda Arraial do Pavulagem começa às 11h30 e a programação encerra às 14h.

Ronaldo Silva, presidente do Instituto Arraial do Pavulagem, se emociona mais e mais a cada domingo deste junho de 2022. E reforça alguns convites ao público pensando no bem-estar geral. “Essa verdadeira romaria de cultura popular que invade as ruas é um grande momento para todos que participam, mas não só para quem faz parte do Instituto Arraial do Pavulagem. O público também faz os Arrastões. Por isso, a gente convida todos a comparecerem com a ideia de fazer parte de um coletivo, de promover a harmonia entre cada tipo de brincante – seja ele pernalta, músico, criança, idoso… O Arrastão é de todos e isso é muito importante”, diz.

CONTINUE LENDO...

Ele lembra que todo brincante pode fazer sua parte por um Arrastão melhor com respeito pelos espaços dos outros. “Pedimos que cada brincante faça sua parte por um bom Arrastão, pois nós escrevemos essa história juntos. Vamos ter cuidado com as crianças, com as pessoas do Batalhão da Estrela, com o espaço de quem está fazendo uma performance no meio do cortejo. Isso é muito importante para a beleza do espetáculo”, comenta.

A RETOMADA DOS ARRASTÕES DO PAVULAGEM

A saudade e a expectativa eram enormes. Depois do processo de formação de brincantes que começou em maio com a realização das Oficinas e teve sequência com os Ensaios para os cortejos, o Batalhão da Estrela volta às ruas de Belém fazendo a festa quebrando recordes. Antes do primeiro Arrastão, o Batalhão da Estrela já registrava pelo menos 850 pessoas prontas para fazer o espetáculo – entre brincantes de Perna de Pau, Dança e Percussão, além de músicos de instrumento de sopro e outros.

Vale destacar que o Batalhão da Estrela não é formado só por brincantes que realizaram as oficinas do Instituto Arraial do Pavulagem. Também estarão presentes no cortejo em seções diferentes: a turma da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), os Cavalinhos (crianças que participam sob supervisão de adultos), os Vaqueiros e figuras inspiradas em festejos juninos tradicionais como o Pirô, os Cabeçudos e, claro, o Boi Pavulagem (que brilha muito nas ruas junto com o Boi Malhadinho).

Os Arrastões do Pavulagem acontecem nos dias 12, 19, 26 de junho e 03 de julho de 2022. Pode anotar aí: a concentração é sempre na Praça da República (em frente ao Theatro da Paz) a partir de 08h. Uma roda cantada começa às 09h. O cortejo sai às 10h, com chegada na Praça dos Estivadores às 11h, onde a banda do Arraial do Pavulagem apresentará um repertório cheio de sucessos junto com participações especiais. A Lojinha Pavulagem estará presente vendendo chapéus, camisas e outros produtos.

Não vai se perder no caminho, hein? O trajeto é sempre o mesmo que foi adotado em 2019 e que veio para ficar: o ponto de partida é a Praça da República. O cortejo desce a Presidente Vargas e a conclusão é na Praça dos Estivadores, em frente à sede do Instituto Arraial do Pavulagem. O show da banda Arraial do Pavulagem começa 11h30 em um palco montado na própria Praça dos Estivadores.

A Praça dos Estivadores será ambientada e abrigará uma Feira Criativa que venderá brinquedos de miriti (MIRITONG), títeres (CAMAPU), guloseimas paraenses e outros. A programação está prevista para encerrar às 14h.

Horários dos Arrastões:

Concentração: a partir das 08h (na Praça da República, em frente ao Theatro da Paz)
Roda cantada: 09h
Saída do cortejo: 10h
Chegada do cortejo: 11h (na Praça dos Estivadores)
Show da banda Arraial do Pavulagem: 11h30
Término da programação: 14h

35 ANOS DE PAVULAGEM

O tema das atividades deste ano será “Arraial do Pavulagem 2022: 35 anos de Pavulagem”, homenagem ao tempo de atuação do coletivo de artistas formado por Ronaldo Silva, Júnior Soares e outros nomes importantes para a cultura da Amazônia. E é marcante que se comemore essa marca com a volta às ruas, principalmente depois desses últimos anos: em 2020 e 2021, a programação do Instituto migrou 100% para as lives, levando a energia do Arraial direto para dentro da casa das pessoas.

CULTURA POPULAR PARA O POVO

Para Ronaldo Silva, presidente do Instituto Arraial do Pavulagem, esse é um momento muito especial. “Rever as pessoas fazendo o que o Arraial faz há tanto tempo tem uma importância imensa nesse momento tão delicado que nós todos passamos. As lives foram importantíssimas, uma luz para nós e para o mundo, mas finalmente chegou a hora de devolver a Cultura Popular para as pessoas e fazer com que ela cumpra em Belém sua maior missão: trazer alegria para a cidade”, diz o músico e compositor.

A analista de Responsabilidade Social da Equatorial Pará, Michelle Miranda, destaca o potencial transformador da cultura e relembra momentos da parceria com Arraial. “Em 2019 começamos a patrocinar o Arraial do Pavulagem, pois percebemos a necessidade de apoiar um projeto que valorizasse a cultura do estado e deixasse um legado de transformação social. Em 2020, quando iniciou a pandemia, era exatamente naquele momento que gostaríamos de estar mais presentes nas casas das pessoas, levando alegria mesmo no isolamento social. Tivemos que nos reinventar e fizemos o Arrastão por meio de lives. Agora em 2022, estamos muito felizes em poder confirmar que continuamos com a nossa parceria. Estivemos juntos em 2019, juntos passamos pela pandemia, e agora juntos podemos comemorar com alegria, com contato e abraços o Arraial nas ruas”, comemora.

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }