Foto: Arquivo/GMB
Foto: Arquivo/GMB

Belém reforça segurança nas ilhas durante férias de verão

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

A temporada do Verão da Gente nos distritos de Mosqueiro, Outeiro, Icoaraci, Cotijuba e ilha do Combu terá segurança reforçada pela Prefeitura Belém, por meio da Operação Verão da Gente, que será executada pela Guarda Municipal, de 2 a 31 de julho.

Serão 30 dias com cinco finais de semana de ações, visando levar segurança pública para os moradores e veranistas que procurarem os principais balneários e demais pontos turísticos de Belém.

CONTINUE LENDO...

“Elaboramos um planejamento conforme as pontuações feitas durante as reuniões realizadas com os demais órgãos da segurança pública que vão trabalhar de forma integrada. Este ano, devido às medidas de prevenção mais flexibilizadas das atividades, desde o início da pandemia de covid-19, as programações de shows, festivais e esportes voltaram. Com isso, haverá um aumento significativo de movimento e de veranistas nos balneários da capital”, explicou o inspetor-geral da GMB, Joel Monteiro.

A Guarda Municipal vai atuar com cerca de 250 agentes dos grupamentos Operacional, Ações Táticas (GAT), Ações Táticas com Cães (Atac), Ronda da Capital (Rondac) e Ronda Ostensiva Municipal (Romu), 12 viaturas, 28 motocicletas, um ônibus de monitoramento e uma lancha. 

A presença dos guardas será intensificada nas praias, nos trapiches de travessia para as ilhas, logradouros públicos e bairros. Estão previstas operações de revistas pessoais e de carros e ônibus, patrulhamento preventivo e ostensivo, rondas a pé e em viaturas, por motocicletas e com auxílio dos cães. O planejamento prevê a atuação mais concentrada aos finais de semana.

Principais locais de atuação

O distrito de Mosqueiro, situado a cerca de 75 km de Belém e um dos destinos mais procurados, contará com o emprego de 132 guardas municipais dos grupamentos de Ações Táticas, operacional e motopatrulheiros da Ronda da Capital, sete viaturas e 18 motocicletas.

Além disso, o ônibus de videomonitoramento da GMB será instalado no caramanchão, na praia do Farol, para fiscalizar e acompanhar as imagens das câmeras de monitoramento em tempo real.

O veículo vai reunir agentes de segurança pública da GMB, Semob, e demais secretarias do município, além de Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil e Departamento de Trânsito do Estado (Detran).

Mosqueiro – Serão desenvolvidas ações de patrulhamento ostensivo e preventivo, com efetivo no pórtico de entrada de Mosqueiro, fiscalização conjunta com outros órgãos de segurança pública e rondas especificas nos bairros, na praça da Matriz, na Vila e nas praias.

Outeiro – Em Outeiro, a segurança vai ser reforçada por 41 guardas municipais do Grupamento de Ações Táticas com cães, e dois cães farejadores. Os agentes vão realizar rondas preventivas nos bairros e nas praias.

Icoaraci – O distrito de Icoaraci vai contar com reforço de 38 guardas municipais, que vão atuar no trapiche e na orla.

Cotijuba – A ilha de Cotijuba contará com doze motopatrulheiros da Ronda da Capital, fazendo segurança e ronda desde a área do trapiche de embarque e desembarque até a praia do Vai Quem Quer.

Combu – Para este ano, a novidade é o reforço da segurança na ilha do Combu. A embarcação da GMB, recebida do Governo do Estado durante o aniversário de Belém, vai auxiliar na Operação Verão da Gente. O transporte fluvial vai operar patrulhando o rio Guamá e restaurantes da localidade, com oito guardas do grupamento tático.

Belém– A capital também vai receber reforço nas Praças da República, Batista Campos, Princesa Isabel e no Portal da Amazônia, durante os finais de semana.

Serviço 153 – A população conta com o serviço de atendimento para chamadas de denúncias pelo número 153, que funciona 24h.

Fonte: Agência Belém

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }