Temporada de praia: veja cuidados indispensáveis com a pele no verão

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

No verão é importante redobrar os cuidados com a pele. A radiação solar é mais intensa e os riscos de queimaduras, câncer da pele e outros problemas aumentam. O uso de filtro solar tem que ser intensificado durante a estação mais quente do ano. Ele precisa ser aplicado diariamente, não apenas nos momentos de lazer.

Os produtos com fator de proteção solar (FPS) 30, ou superior, são recomendados para uso diário e também para a exposição mais longa ao sol. É importante verificar que o produto deve proteger contra os raios UVA (indicado pelo PPD) e contra os raios UVB (indicado pelo FPS). Além disso, deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição solar, para que seja absorvido na pele.

CONTINUE LENDO...

Além do filtro solar, é importante usar chapéu e roupas de algodão nas atividades ao ar livre, pois eles bloqueiam a maior parte da radiação UV. Tecidos sintéticos, como o nylon, bloqueiam apenas 30%. Também é bom evitar a exposição solar entre 10 e 16 horas. As barracas usadas na praia devem ser feitas de algodão ou lona, materiais que absorvem 50% da radiação UV.

Outro objeto que tem extrema importância são os óculos de sol, que previnem catarata e outras lesões nos olhos.

O banhista também não pode esquecer de hidratar a pele. Nas temperaturas mais quentes, a hidratação precisa ser redobrada, de dentro para fora. É importante ingerir água, suco de frutas e água de coco. Além de aplicar um bom hidratante, que ajuda a manter a quantidade adequada de água na pele.

Alimentos como cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba podem ajudar na prevenção aos danos que o sol causa à pele. Ele possuem carotenóides, substância que se deposita na pele e tem importante ação antioxidante.

Com informações da Sociedade Brasileira de Dermatologia

VER MAIS

VER MAIS