Na manhã deste sábado, 2, a linha fluvial Icoaraci-Cotijuba transportou 330 passageiros, a capacidade máxima permitida no Navio Lady Lira. Desde sexta-feira, 1°, os bilhetes para Cotijuba, em Belém, têm esgotado rapidamente. Somadas as viagens dos dois primeiros dias de férias escolares, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), contabilizou 990 veranistas que fizeram a travessia para a ilha.
Com a conclusão da instalação do novo flutuante e da passarela de embarque e desembarque em Icoaraci, o serviço de transporte fluvial Icoaraci-Cotijuba, da Prefeitura de Belém, retornou a operação na tarde do último dia 30 para o trapiche, localizado na rua Siqueira Mendes.
A travessia para Cotijuba funcionou temporariamente em Outeiro até a Capitania dos Portos liberar o novo flutuante do trapiche de Icoaraci.
Demanda – Por causa da grande demanda neste período de férias, foi montado um esquema especial de orientação e fiscalização no transporte hidroviário do trapiche de Icoaraci, como explica Edilma Belém, da Coordenadoria de Transportes Especiais. Agentes de transporte estão no local organizando as filas, orientando o embarque e desembarque de passageiros e a obediência ao protocolo de segurança.
E a Diretoria de Transportes (DTP) da Semob já se prepara para um grande aumento da demanda, esperada para o terceiro final de semana de julho. “Estamos estudando duas viagens de ida para a ilha de Cotijuba todo sábado e domingo de julho, de acordo com a demanda observada”, explicou a coordenadora.
Terminal de São Brás – A manhã de sábado também foi movimentada no terminal do ônibus Mosqueiro/São Brás. Até o meio-dia, 900 passageiros embarcaram por São Brás para a ilha. Foram 20 viagens entre 6h30 e 12h da manhã, com intervalos de dez minutos entre viagens.
A Diretoria de Transportes (DTP) da Semob determinou reforço operacional da frota da linha de ônibus Mosqueiro-São Brás para 20 veículos neste sábado, 2, chegando até o total de 32 carros por dia. O incremento operacional faz parte da programação do Verão da Gente 2022, ação integrada envolvendo diversos órgãos da Prefeitura de Belém realizada durante o mês de julho.
Iniciado ontem, 1°, o reforço operacional segue até segunda-feira, 4. Neste sábado e domingo, a primeira viagem para Mosqueiro ocorre a partir das 6h30, saindo da Praça Araújo Martins, em São Brás, e a última viagem está prevista para às 21h45 em Mosqueiro. A exceção é na segunda-feira, 4, com saída do Terminal Maracajá, em Mosqueiro, às 13 horas.
A Semob também intensificou a fiscalização do cumprimento dos horários de chegada e saída de ônibus na ilha e no terminal em São Brás. “Durante a fiscalização de hoje, no horário da manhã, foi observada uma falha de serviço e a empresa responsável foi autuada”, informou o coordenador de Fiscalização e Vistoria (CFVI) da Semob, Raimundo Roodrigues Neto.
Para não deixar os usuários do transporte público desassistidos, a Semob determinou que as demais empresas que fazem parte do consórcio que opera a linha de Mosqueiro reforcem suas frotas. Os demais horários foram cumpridos, tanto na saída de Mosqueiro, como na partida em São Brás.
Com informações da Agência Belém