Foto: Ascom/Semob
Foto: Ascom/Semob

Primeiro sábado de julho registra movimento intenso de saída para Cotijuba e Mosqueiro

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Na manhã deste sábado, 2, a linha fluvial Icoaraci-Cotijuba transportou 330 passageiros, a capacidade máxima permitida no Navio Lady Lira. Desde sexta-feira, 1°, os bilhetes para Cotijuba, em Belém, têm esgotado rapidamente. Somadas as viagens dos dois primeiros dias de férias escolares, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), contabilizou 990 veranistas que fizeram a travessia para a ilha.

Com a conclusão da instalação do novo flutuante e da passarela de embarque e desembarque em Icoaraci, o serviço de transporte fluvial Icoaraci-Cotijuba, da Prefeitura de Belém, retornou a operação na tarde do último dia 30 para o trapiche, localizado na rua Siqueira Mendes.

CONTINUE LENDO...

A travessia para Cotijuba funcionou temporariamente em Outeiro até a Capitania dos Portos liberar o novo flutuante do trapiche de Icoaraci.

Demanda – Por causa da grande demanda neste período de férias, foi montado um esquema especial de orientação e fiscalização no transporte hidroviário do trapiche de Icoaraci, como explica Edilma Belém, da Coordenadoria de Transportes Especiais. Agentes de transporte estão no local organizando as filas, orientando o embarque e desembarque de passageiros e a obediência ao protocolo de segurança. 

E a Diretoria de Transportes (DTP) da Semob já se prepara para um grande aumento da demanda, esperada para o terceiro final de semana de julho. “Estamos estudando duas viagens de ida para a ilha de Cotijuba todo sábado e domingo de julho, de acordo com a demanda observada”, explicou a coordenadora.

Terminal de São Brás – A manhã de sábado também foi movimentada no terminal do ônibus Mosqueiro/São Brás. Até o meio-dia, 900 passageiros embarcaram por São Brás para a ilha. Foram 20 viagens entre 6h30 e 12h da manhã, com intervalos de dez minutos entre viagens.

A Diretoria de Transportes (DTP) da Semob determinou reforço operacional da frota da linha de ônibus Mosqueiro-São Brás para 20 veículos neste sábado, 2, chegando até o total de 32 carros por dia. O incremento operacional faz parte da programação do Verão da Gente 2022, ação integrada envolvendo diversos órgãos da Prefeitura de Belém realizada durante o mês de julho.

Iniciado ontem, 1°, o reforço operacional segue até segunda-feira, 4. Neste sábado e domingo, a primeira viagem para Mosqueiro ocorre a partir das 6h30, saindo da Praça Araújo Martins, em São Brás, e a última viagem está prevista para às 21h45 em Mosqueiro. A exceção é na segunda-feira, 4, com saída do Terminal Maracajá, em Mosqueiro, às 13 horas.

A Semob também intensificou a fiscalização do cumprimento dos horários de chegada e saída de ônibus na ilha e no terminal em São Brás. “Durante a fiscalização de hoje, no horário da manhã, foi observada uma falha de serviço e a empresa responsável foi autuada”, informou o coordenador de Fiscalização e Vistoria (CFVI) da Semob, Raimundo Roodrigues Neto.

Para não deixar os usuários do transporte público desassistidos, a Semob determinou que as demais empresas que fazem parte do consórcio que opera a linha de Mosqueiro reforcem suas frotas. Os demais horários foram cumpridos, tanto na saída de Mosqueiro, como na partida em São Brás. 

Com informações da Agência Belém

VER MAIS

VER MAIS