Foto: Arquivo/Agência Belém
Foto: Arquivo/Agência Belém

Ilha de Mosqueiro, em Belém, comemora 127 anos com programação especial de aniversário

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

O distrito de Mosqueiro completa 127 anos nesta quarta-feira, 6. Na noite deste dia, na praça Matriz de Mosqueiro, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e a coordenadora-geral do Banco do Povo, Georgina Galvão, assinam a liberação dos primeiros créditos solidários que a Prefeitura de Belém concede no distrito, por meio do Banco. Além disso, o prefeito e o secretário municipal de Urbanismo, Deivison Alves, assinam a Ordem de Serviço (OS) de recuperação da praça Baía do Sol. 

O dinheiro dos primeiros créditos solidários será depositado nas contas dos beneficiados na próxima sexta-feira, 8. Neste primeiro momento, 20 tapioqueiras e feirantes dos mercados da Vila e do Chapéu Virado estão sendo contemplados com o valor médio de R$ 4 mil. A expectativa é que mais 150 pequenos empreendedores recebam o crédito ainda este mês.

CONTINUE LENDO...

Já a praça Baía do Sol vai receber vários serviços como calçamento, paisagismo, iluminação, pinturas, bancos, lixeiras, recuperação de letreiro e instalação de placas de identificação de vias.

Obras e mais serviços

Também nos 127 anos, Mosqueiro celebra os avanços de obras e serviços como limpeza de vias, recuperação asfáltica e reformas das unidades básicas de saúde, aumento dos benefícios das famílias do Programa Bora Belém.

Ainda durante a visita, o prefeito Edmilson Rodrigues deverá anunciar mais obras para Mosqueiro, como a reforma completa do Espaço do Praia, onde será instalada a primeira Escola de Gastronomia da Amazônia. A OS dessa obra já foi assinada pelo prefeito e o governador Helder Barbalho, em Belém.

Grande festa vai lançar o Verão da Nossa Gente 2022

A programação dos 127 anos terá, ainda, uma grande festa e uma agenda de shows, capitaneada pela Banda da Guarda Municipal de Belém, que volta ao palco do coreto da praça da Matriz, em Mosqueiro, onde se apresentou pela primeira vez, em julho de 1992. Na ocasião, será lançada oficialmente a agenda do Verão da Nossa Gente 2022 da Prefeitura de Belém.

Outras atrações como danças circulares, de ritmos, cantores de Mosqueiro, show do MC Dourado e espetáculo pirotécnico vão animar o público, a partir das 17h na praça da Matriz, centro de Mosqueiro. Um bolo gigante de mais de três metros será servido ao público.

Segundo a agente distrital, Vanessa Egla, a festa de aniversário de Mosqueiro marca os avanços que o distrito tem passado como também o retorno das atividades de rua, após dois anos da pandemia da covid-19 mais acirrada.

São esperadas para a festa as comunidades de Mosqueiro, servidores públicos, autoridades civis e militares, além do público veranista, que nesta época tem o hábito de levar a família para contemplar as noites e aproveitar as delícias da culinária e shows que ocorrem na praça da Matriz, em Mosqueiro.

Espetáculo na praça da Vila

A Banda da Guarda Municipal promete um espetáculo à parte. O grupo reúne 44 músicos e mantém repertório eclético que conquistou o público em trinta anos de história, comemorados no último dia 1° de julho. A Banda de Guarda Municipal de Belém foi declarada, em 2019, patrimônio cultural de natureza imaterial do município de Belém.

Para o inspetor e maestro da banda Alex Maia, o grupo ainda está em clima de festa, pois acabou de comemorar 30 anos, em concerto no teatro da Paz.

“Nossa expectativa é muito grande, pois, estamos voltando ao nosso primeiro local de apresentação, que foi o coreto da praça da Matriz. O público poderá esperar muito ritmo, que vai do clássico, passando pelo rock, brega e muito mais”, contou o maestro.

Programação – Mosqueiro 127 ANOS

Quarta-feira, 6 – Praça da Matriz

17h – Aula de ritmos para crianças e idosos;

18h – Espetáculo de Danças circulares;

A partir das 18h 

Prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e a coordenadora-geral do Banco do Povo, Georgina Galvão, assinam a liberação dos primeiros créditos solidários que a Prefeitura de Belém concede no distrito, por meio do Banco do Povo; 

Prefeito e secretário municipal de Urbanismo, Deivison Alves, assinam a Ordem de Serviço (OS) de recuperação da praça Baía do Sol; 

18h30 – Cia de Danças Professor Bira Marques;

19h – Banda 6 de Julho;

20h – Solenidade de abertura oficial do Verão da Nossa Gente;

20h30 – Banda da Guarda Municipal de Belém;

21h – Cantora Cíntia Melo;

22h – MC Dourado;

Encerramento com show pirotécnico. 

Fonte: Agência Belém

VER MAIS

VER MAIS