Confira dicas para cuidar dos cabelos no verão

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

No verão é comum pegar muito sol para se bronzear e entrar no mar e piscina para se refrescar das altas temperaturas. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados básicos para que os cabelos não fiquem ressecados e quebradiços, principalmente se eles passam por procedimentos químicos, como tintura, clareamento ou progressiva, o que os torna frágeis em qualquer situação.

Diante disso, confira algumas dicas para manter os cabelos protegidos neste verão.

CONTINUE LENDO...

  1. Passe creme antes de entrar na piscina ou mar

Jogar água doce e aplicar cremes hidratantes antes de entrar no mar ou na piscina ajudam a minimizar os danos do sal e do cloro. Outra dica é manter os fios para cima, presos em coques altos, para evitar o contato contínuo com a água enquanto se banha.

  1. Nada de banhos quentes

A água muito quente do chuveiro danifica os fios e piora a oleosidade do couro cabeludo. Na hora de secar os fios, tente não passar a toalha com muita força, porque o tecido pode deixar os fios quebradiços. Se puder, opte por um papel toalha, que consegue tirar o excesso de água e evita que os fios criem frizz. O papel também ajuda a dar mais definição para quem tem cabelos cacheados ou ondulados. Para finalizar, prefira pentes de madeira, que desembaraçam o cabelo mais rápido e não quebra as fibras capilares.

  1. Hidrate com mais frequência

É importante fazer uma hidratação periodica no verão, pelo menos, uma vez por semana. A hidratação nos fios pode ser feita tanto com máscaras, como com ampolas, que são feitas para deixar os fios mais macios e sem pontas duplas.

  1. Proteger os fios das agressões diárias

A lavagem correta para remover as partículas de poeira, poluição, células mortas e sebo é fundamental. Além de selecionar o shampoo específico para o seu tipo de cabelo, a massagem do couro cabeludo com a ponta dos dedos em movimentos circulares para espalhar o produto de forma homogênea ajuda a tornar essa limpeza mais efetiva. Enxaguar bem os fios, para evitar o depósito de resíduos de produto também é importante.

  1. Tratamento de Cabelos oleosos

Para quem tem o couro cabeludo oleoso, é recomentado usar shampoos mais adstringentes 1 ou 2 vezes por semana. Também é aconselhavel a aplicação de condicionadores mais fluidos, apenas no comprimento dos fios. Na hora de finalizar, opte por séruns e produtos aquosos para não prejudicar o volume natural e não aumentar a oleosidade.

  1. Cuidados de cabelos cacheados e crespos

Cabelos cacheados e crespos são mais secos devido ao seu formato em espiral e apresentam maior dificuldade para que os óleos naturais produzidos na raiz lubrifiquem os fios e atinjam as pontas. A dica é optar por shampoos de limpeza mais suave ou sem sulfato e, ao entrar no banho, molhar o cabelo e aplicar o condicionador nas pontas, antes de massagear o shampoo no couro cabeludo. Isso ajuda a proteger os fios durante o enxágue. Além disso, ciclos de hidratação e nutrição com máscaras específicas devem ser feitas com mais frequência.

  1. Fios mais claros e loiros

Os fios danificados pelo processo da descoloração perdem proteína e consequentemente densidade, tornando-se mais fracos e quebradiços. A reposição de queratina, principal proteína do fio, é fundamental, mas deve ser realizada com cautela, pois quando em excesso, torna os fios rígidos e sem maleabilidade. A hidratação, objetivando a reposição de água, bem como a nutrição, para a reposição de óleos também são igualmente importantes para intensificar o brilho, a maciez e a redução do frizz.

  1. Evite usar elástico no cabelo

Prender os fios, não só para aliviar o calor, mas também para reduzir o contato com o suor que prejudica a haste é interessante, porém alguns cuidados devem ser tomados, como por exemplo evitar a tração excessiva dos fios em rabos de cavalo excessivamente apertados, pois esse hábito pode ocasionar a perda permanente desses fios tracionados, condição conhecida como alopecia de tração. Outra opção é optar por tranças e coques altos.

Com informações da Marie Claire

VER MAIS

VER MAIS