Divulgação
Divulgação

Confira dicas para economizar na energia elétrica durante o verão

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Altas temperaturas são registradas durante o verão. Mas o calor excessivo pode influenciar negativamente no bolso da população. Por isso, é importante seguir algumas dicas para economizar na conta de energia elétrica durante o período mais quente do ano.

Confira:

CONTINUE LENDO...

1- Uso do ar-condicionado

Aproveite as noites mais frescas do verão para desligar um pouco o aparelho e reduzir o consumo. Procure ajustar o aparelho nos 23 graus, pois, segundo especialistas, nessa faixa se atinge mais rápido a temperatura mais fresca e o compressor vai desligar, sem afetar a temperatura. Também faça manutenção periodicamente, mantendo-o sempre limpo e assim não obstruir os dutos e forçar o compressor.

2 – Luzes

Utilize lâmpadas de tecnologia LED, pois são mais econômicas, e desligue sempre que não estiver no ambiente.

3- Geladeira

Evite ficar abrindo geladeira muitas vezes, pois cada vez que faz isso, o consumo aumenta. E tente deixar em temperaturas médias.

4- Máquina de lavar e ferro de passar

Procure fazer essas operações na menor quantidade possível. Uma máquina cheia de roupas consome a mesma quantidade de energia que uma máquina com poucas roupas. O processo de esquentar o ferro de passar é onde o consumo será maior. Então é melhor acumular as roupas e passar tudo de uma vez.

5 – Chuveiro elétrico

Ele é outro grande vilão do consumo de energia. Se estiver de home office, mude seus hábitos e busque horários mais quentes para não precisar do chuveiro elétrico. O ideal é não usar durante o verão, até porque a temperatura já está alta e água fria pode refrescar.

6- Eletroeletrônicos em geral

Se tudo que fica ligado na tomada, consome energia. Então, se não estiver usando, não deixe na tomada. Isso inclui TVs e aparelhos em standby, bem como carregadores de telefone celular e notebooks que ficam na tomada.

7 – Novos aparelhos

Busque aqueles aparelhos que tem menor consumo de energia segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Pode ser, aparentemente, um pouco mais caro, mas a longo prazo, vale a pena.

VER MAIS

VER MAIS