Isac Nóbrega/PR
Isac Nóbrega/PR

Importação de diesel da Rússia pode começar em 60 dias, afirma Bolsonaro

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Durante entrevista no Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro (PL) disse nesta segunda-feira, 11, que a importação de diesel da Rússia pode acontecer em 60 dias. A medida é uma das estratégias para evitar o desabastecimento no país: “Está acertado, em 60 dias já pode começar a chegar aqui, já existe esta possibilidade”, afirmou.

Bolsonaro destaca que “A Rússia continua fazendo negócio com o mundo todo, parece que as sanções econômicas não deram certo. Tanto é que a Alemanha teve agora 40% do gás cortado. A energia da Europa depende em grande parte da importação de gás da Rússia. O rublo, que o pessoal achou que ia virar pó, foi o que mais valorizou no corrente ano. É um grande país, tem o dobro da extensão nossa. E o Brasil manteve uma posição de equilíbrio, lógico que a gente gostaria que não houvesse guerra”, prosseguiu.

CONTINUE LENDO...

Embora a decisão do presidente contrarie a postura de diversos líderes globais devido a guerra na Ucrânia, especialistas destacam que há risco de desabastecimento no Brasil caso não existam sinais de que o preço do mercado do diesel será mantido. Desta forma, a crise iniciaria de forma concreta durante o momento de maior exportação de grãos, entre os meses de junho e julho. Os especialistas também explicam que, historicamente, o consumo de diesel é mais alto no segundo semestre devido às sazonalidades das atividades agrícola e industrial no Brasil.

Com informações do Metrópoles

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }