Pará é alvo de operação da PF contra tráfico internacional de drogas após prisão de paraenses em Portugal

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

A Polícia Federal cumpriu na manhã desta quarta-feira, 13, mais de 40 mandados de prisão preventiva e 90 mandados de busca e apreensão em sete estados, entre eles o Pará. No estado, a operação “Maritimum”, que tem como alvo o tráfico internacional de drogas, cumpriu mandados em Barcarena, na Região Metropolitana de Belém, de onde, no mês passado, saiu uma grande quantidade de cocaína escondida em uma carga de açaí apreendida em Portugal.

Além do Pará, também foram cumpridos mandados no Rio Grande do Norte, São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro, Ceará e Bahia. De acordo com a PF, o grupo criminoso atuava nos portos das regiões citadas, e durante a operação, cerca de oito toneladas de cocaína foram apreendidas.

CONTINUE LENDO...

Segundo a PF, as investigações foram iniciadas no final de 2021 e identificaram um grupo responsável pelo transporte e armazenamento da droga que entrava no Brasil pelas fronteiras com países produtores. Em seguida, a quadrilha realizava a “contaminação” dos contêineres, escondendo a droga em cargas de frutas, como aconteceu no Pará.

Os presos nesta operação estão sendo encaminhados para as sedes da PF nos sete estados e deverão responder por crimes como integrar organização criminosa; tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro. Vale lembrar, que dois paraenses seguem detidos em Portugal sob as mesmas acusações. Entre eles um oficial da Polícia Militar do Pará, identificado como Aderaldo Pereira de Freitas Neto.

De acordo com a PF, o nome da Operação Maritimum é uma alusão ao modo de atuação da organização criminosa que utilizava o transporte marítimo para exportar a cocaína aos portos europeus.

VER MAIS

VER MAIS