Reprodução
Reprodução

Peixe gigante que ‘anuncia’ terremoto aparece na costa do chile e provoca pânico; assista

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Um enorme peixe-espada (Trichiurus lepturus) apareceu na costa da cidade de Arica, no Chile, e, além de causar espanto nos moradores pelo seu tamanho, reacendeu uma superstição ligada a ele. Essa espécie costuma ter dimensões surpreendentes, sendo considerada o peixe ósseo mais comprido do mundo, podendo atingir, em média, três metros de comprimento. Mas há relatos de que alguns exemplares chegaram a até 17 metros. O registro foi feito na manhã da última segunda, 11.

O animal descoberto no Chile tinha cinco metros de comprimento. Pelo vídeo que circula nas redes sociais, dá para ver que foi preciso usar um guindaste para erguer o gigantesco peixe, enquanto um grupo de pescadores e trabalhadores da zona portuária observam com atenção e espanto o curioso animal.

CONTINUE LENDO...

Ele costuma viver na maior parte dos oceanos e não se sabe muito sobre ele, apenas que tem um comportamento solitário e é difícil de ser visto. Segundo o jornal argentino Los Andes, o peixe-espada é chamado de “ryugu no tsukai” no Japão, o que significa “mensageiro do palácio do deus do mar”. Para os japoneses, quando se avista essa espécie, é sinal de que um poderoso terremoto está prestes a ocorrer.

Como os sismos nas regiões costeiras costumam vir acompanhados de tsunamis, é normal que apareça um exemplar de peixe-espada em alguma praia.

Apesar de parecer apenas superstição, de acordo com o Los Andes, em julho de 2020, um peixe-espada foi encontrado no Alasca (EUA) e, poucos dias depois, um terremoto de magnitude 7,8 na escala Richter foi registrado. Enquanto isso, em junho do mesmo ano, no México, um terremoto de 7,5 graus foi registrado 10 dias após o aparecimento do estranho animal.

Com informações do TrensBr

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }