Pexels
Pexels

Dermatologista explica se lavar o rosto pela manhã é realmente necessário

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Lavar o rosto antes de dormir ou acordar é um hábito que fazemos todos os dias para retirar impurezas e óleos que acumulam na pele, remover a maquiagem ou, até mesmo, na hora de escovar os dentes. Mas, será que se a higienização for completa antes de deitar é realmente necessário lavar o rosto pela manhã?

“Não lave o rosto pela manhã. A menos que você tenha acne, por favor, pare de fazê-lo. Obrigada”. E acrescentou: “Limpar demais tira a barreira natural da pele, interrompe o manto ácido e perturba o microbioma natural da cútis”. A fala da profissional repercutiu e alcançou a marca de 3,3 milhões de visualizações.

A dermatologista brasiliense Caroline Anjo explica que cada caso precisa ser analisado por um profissional, de modo que faça uma avaliação cuidadosa e veja quais produtos ou ações o paciente deve realizar de acordo com a sua necessidade. Nada de seguir indicações da internet ou das amigas.

“Se a paciente utiliza um sabonete específico para o seu tipo de pele e realiza uma hidratação que faz o reparo dessa barreira não tem problema algum, pelo contrário, só traz benefícios para a pele a lavagem pela manhã. O problema vem quando a paciente usa um sabonete mais abrasivo ou secativo para o seu tipo de pele, podendo realmente desencadear diversos prejuízos”, defende a especialista.

Em geral, a médica acredita que a lavagem matinal é importante e sempre recomenda rotinas diurnas e noturnas para as pacientes. “Precisamos retirar impurezas, sujeira, oleosidade facial que ocorrem durante a noite. Como também existem inúmeros cremes que usamos que são de uso somente noturno, portanto, precisamos retirar da pele pela manhã”, analisa.

CONTINUE LENDO...

Ela acrescenta: “Outro ponto é que temos a rotina da manhã para realizar no período matutino, caso não façamos a limpeza ideal, provavelmente os tratamentos desse período podem não surtir o efeito desejado e inclusive predispor a obstrução de poros e acne”.

Com informações do Metrópoles

VER MAIS

VER MAIS