Tânia Rêgo/Agência Brasil
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Busca por substitutos de carne vermelha cresce nos supermercados em 2022, diz levantamento

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De acordo com um levantamento da consultoria Horus feito a pedido do canal CNN, o primeiro semestre de 2022 marcou a mudança no perfil do carrinho de compras dos consumidores brasileiros nos supermercados. Devido a alta de preços, aumentou a procura pelos chamados produtos substitutos, como ovos, linguiça e frango. Agora, esses itens espaço anteriormente destinado à carne vermelha, com consumo mais restritivo por conta do aumento de preços provocados pelo câmbio e pela inflação.

O Diretor de satisfação do cliente da Neogrid, empresa de tecnologia do mesmo grupo da Horus, Robson Munhoz cita que o aumento de procura poderia ser ainda maior, porque há demanda pelo produto: “A procura aumentou, por causa da busca pela substituição de carnes, mesmo com preços mais elevados. Com isso, há hoje uma demora maior para reposição dos estoques dos mercados. O produto não é encontrado em dois a cada dez mercados, embora o cenário não se enquadre como de escassez. Se houvesse maior oferta, as vendas seriam ainda maiores”, avalia o executivo.

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O frango avançou meio ponto percentual na procura e é a proteína mais presente nas listas de compras, com 10,8% de frequência, seguido da linguiça, que apresentou alta de 0,7 ponto percentual. O embutido foi encontrado em 5,8% das notas fiscais. Também houve aumento de compras de carne suína e mortadela.

Nutricionista e pesquisador do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica da Fundação Oswaldo Cruz (ICICT/Fiocruz), Cristiano Boccolini destaca que os ovos são a melhor opção para compra, em termos de valor nutricional, na impossibilidade de aquisição de carnes brancas ou vermelhas: “São uma alternativa muito melhor, porque não têm aditivos, são produtos in-natura, e têm excelentes proteínas. Os ultraprocessados, como salsichas, linguiças, nuggets e hambúrgueres devem ser evitados, porque têm muita gordura, muito açúcar ou muito sal, quando não apresentam muito dos três problemas. Os ovos já foram considerados grandes vilões, mas hoje essa percepção não é considerada mais correta”, destaca.

Outro fator observado no levantamento é que o aumento de consumo de biscoitos, snacks, salgadinhos e refrigerantes no mesmo período. Entre eles, os biscoitos, itens mais presentes, foram também os que apresentaram maior crescimento. Com alta de 0,9 ponto percentual, alcançaram presença em 19,6% das compras. Já snacks e salgadinhos subiram 0,8 ponto percentual e estão em 7,9% cupons.

Munhoz avalia que “Há uma tendência de redução de consumo desses produtos, mas a demanda tem aumentado justamente nas faixas de renda mais baixa, o que nos leva a crer que essa seja uma opção para uso em substituição de proteínas, por consumidores que não estejam conseguindo comprar nem mesmo frango, linguiça, salsicha ou ovos. É um movimento que já aconteceu em outros momentos e, geralmente, ocorre nos pratos das crianças porque esses produtos são salgados”.

Já Boccolini demonstra preocupação e cita que os snacks representam um cenário ainda pior do que ultraprocessados como salsicha e linguiça e deveriam ser evitados: “Eles não apresentam qualquer proteína na composição, não têm qualquer valor nutricional que possa ser aproveitado. Salgadinhos e biscoitos, doces ou salgados, são calorias vazias. Além da caloria que proveem, não oferecem nada, apenas más gorduras”, conclui o nutricionista.

Com informações da CNN Brasil

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