Agência Belém
Agência Belém

Saiba se é seguro nadar depois de comer

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

É seguro nadar depois de comer? Essa é a pergunta mais comum quando as pessoas estão em local com piscina ou praia. Segundo especialistas, não existem fatos comprovados que confirmem que é necessário esperar, pelo menos 30 minutos, depois de comer para nadar. Acrescentando que não existem casos ou provas que sugiram que comer pouco antes de nadar faz alguém se afogar.

O médico de urgências no Providence Mission Hospital, na CalifórniaJim Keany, Jim Keany, explica que o mito ficou popular por causa da má interpretação da ciência. “Como mais sangue flui para o estômago para a digestão, menos oxigênio iria chegar aos braços e pernas, o que poderia levar a que alguém se afogasse. Mas se produz oxigênio suficiente para chegar a todas as partes do corpo enquanto se nada”, explica o médico.

CONTINUE LENDO...

Segundo Jim, comer antes de nadar só é perigoso se estiver planejando uma sessão intensa de natação. Se os planos forem relaxar na piscina com amigos e dar umas braçadas, ocasionalmente, não há risco.

Também não é necessário evitar determinados alimentos e comida antes de nadar, no entanto tem que estar atento e não comer refeições que anteriormente e, fora da água, lhe tenham causado desconforto ou má disposição, porque o mesmo vai acontecer quando estiver a nadar.

No entanto, consumir álcool, antes de nadar, pode ser perigoso.

“Beber álcool aumenta, significativamente, o risco de afogamento. A bebida prejudica a coordenação, o capacidade de tomar decisões, o equilíbrio e a capacidade de nadar com segurança”, explica o médico.

Um estudo dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), nos Estados Unidos, mostra que até 70% das mortes associadas a atividades na água, entre adolescentes e adultos, ocorreram quando o álcool estava envolvido.

O médico deixa ainda alguns sinais a que pode estar atento para avaliar se a pessoa pode ou não nadar em segurança como conseguir tomar decisões corretamente, ter discurso lento e confuso, começar a tropeçar sem razão e aumento da temperatura corporal.

Com informações do HuffPost

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }