Reprodução
Reprodução

IBGE diz que população brasileira tem tendência ao envelhecimento

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira, 22, que ao longo da última década, a população brasileira demonstrou tendência ao envelhecimento, com queda do número de pessoas abaixo dos 30 anos e aumento entre os grupos mais velhos no período.

De acordo com o levantamento do instituto, a proporção de pessoas com menos de 30 anos recuou de 49,9% da população do país em 2012 para 43,9% em 2021. Em números absolutos, o índice de brasileiros no grupo saiu 98,7 milhões para 93,4 milhões, uma queda de 5,4%.

CONTINUE LENDO...

Os dados integram a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Características Gerais dos Moradores 2021.  A pesquisa aponta que a população brasileira cresceu 7,6% na última década, entre 2012 e 2021, em um salto de 197,7 milhões para 212,7 milhões.

Com a mudança demográfica, os maiores de 3o anos passaram a representar 56,1% da população total em 2021. Esse percentual era de 50,1% em 2012, início da série histórica da pesquisa. Segundo o IBGE, a queda é um reflexo da diminuição da fecundidade no país, ao longo das últimas décadas.

Em contrapartida, a parcela de pessoas com 60 anos ou mais saltou de 11,3% para 14,7% da população. Ou seja, o grupo dessa faixa etária passou de 22,3 milhões para 31,2 milhões, crescendo 39,8% no período.

De acordo com o instituto, a estimativa populacional ainda não incorporou os índices ocasionados pela pandemia de covid-19, que já provocou mais de 670 mil mortes no país desde 2020.

Recorte regional

Em 2021, a região Norte registrou a maior concentração dos grupos de idade mais jovens, com de 30,7% da sua população abaixo dos 18 anos. Em seguida, vem o Nordeste (27,3%). Contudo, ambas as regiões tiveram a maior redução da população com essa faixa etária quando comparados às demais.

Em comparação com a década anterior, a participação da população idosa cresceu em todas as grandes regiões. As pessoas com 60 anos ou mais estão mais concentradas no Sudeste (16,6%) e no Sul (16,2%).

Entre os estados, aqueles que tem o maior número de de idosos são Rio de Janeiro (19,1%) e Rio Grande do Sul (18,6%). Já Roraima tem a menor participação desse grupo etário em sua população (7,7%).

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }