Reprodução/Pixabay
Reprodução/Pixabay

Primeiro caso de varíola dos macacos é confirmado no Acre; região Norte entra em alerta

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Na última segunda-feira, 25, foi confirmado o primeiro caso de varíola dos macacos no Acre, região Norte do Brasil. A confirmação foi oficializada pela Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre). Dos seis casos suspeitos, um foi confirmado e os outros cinco descartados. O resultado de dois exames de casos suspeitos, que ainda estavam em investigação, chegaram da Fundação Ezequiel Dias em Minas Gerais ontem, sendo que um deles deu positivo.

O paciente, de 27 anos, viajou para o exterior, e em seu retorno apresentou febre, cansaço físico e pápulas espalhadas pelos braços e abdômen, sendo notificado no dia 11 deste mês, pela Unimed. Seu quadro está evoluindo bem, com poucos sintomas, sendo acompanhado pela Secretaria de Saúde de Rio Branco e pela Vigilância Epidemiológica do Estado. Ele foi a quinta notificação, registrada no dia 12 de julho.

CONTINUE LENDO...


A coordenadora do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância de Saúde do Acre (Cievs), Débora dos Santos, confirmou que os outros cinco casos notificados foram negativos. “Está sendo acompanhado pelo município de Rio Branco, tanto a investigação epidemiológica dos contatos. Dos casos suspeitos temos cinco descartados e um caso confirmado”, pontua.

Já Edvan Meneses, coordenador da Rede de Urgência e Emergência do estado (Rue), disse que o estado permanece organizando a rede pública para atender os casos: “O estado já havia montado um plano de contingência, prevendo que isso poderia acontecer, então agora a rede de urgência e emergência continuar com a organização de toda rede os possíveis casos que podem aparecer novamente com testagem, leitos de retaguarda e habilitando as UPAs com fluxo dentro de cada UPA para receber esse paciente e fazer a testagem dele na unidade e encaminhá-lo para casa para fazer isolamento domiciliar”, destaca.

Sintomas

Os sintomas iniciais da varíola dos macacos costumam ser febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios (linfonodos) inchados, calafrios e exaustão. Após isto, dentro do prazo de 1 a 3 dias (ou mais) após o aparecimento da febre, o paciente desenvolve uma erupção cutânea, geralmente começando no rosto, que tende a se espalhar para outras partes do corpo.

Ontem, 25, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse hoje, 25, que o Brasil “fez o dever de casa” diante do surto de varíola dos macacos e que o Brasil se preparou para lidar com o vírus, providenciando laboratórios para diagnóstico, identificação dos casos e isolamento dos pacientes.

Com informações do G1

VER MAIS

VER MAIS