Reprodução/Pixabay
Reprodução/Pixabay

Amazonas confirma primeiro caso de varíola dos macacos; região Norte possui dois casos registrados

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Nesta quinta-feira, 28 foi anunciado o primeiro caso de varíola dos macacos no Amazonas confirmado na última quarta-feira, 27, pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES). O paciente é um homem, com idade entre 20 e 30 anos, que mora em Manaus e esteve em Portugal.

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) relata que recebeu a notificação de caso suspeito no dia 21 de julho, mas no dia 7 de julho, o paciente apresentou sintomas como febre, aumento dos linfonodos do pescoço, dor de cabeça, sensação de fraqueza e falta de energia, dor muscular e, posteriormente, erupção cutânea. Sintomas sugestivos de monkeypox.

CONTINUE LENDO...

O paciente estava em Portugal e procurou atendimento no serviço de saúde local, recebendo medicação de acordo com as queixas. Atualmente, o paciente está estável, se recuperando em domicílio e em isolamento. A investigação domiciliar acerca do caso segue, pelo CIEVS Manaus, da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus.

Este é o segundo caso da doença na região Norte do Brasil, o primeiro caso foi confirmado no Acre na última terça-feira, 26.

Com informações do G1

VER MAIS

VER MAIS