Freepik
Freepik

Dicas para cuidar da saúde na reta final das férias de verão

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

As férias de verão estão chegando ao fim. Mas isso não significa que você não pode aproveitar. No entanto, é preciso ficar atento para conseguir curtir e se recuperar a tempo de cumprir os compromissos.

Fique longe do limão

CONTINUE LENDO...

Assim como outras frutas cítricas, o limão possui uma substância que acaba provocando manchas na pele. Quando essa substância entra em contato com o sol, ela se torna fototóxica, causando além de manchas e queimaduras que podem ser muito graves.

Abuse do protetor solar

O protetor solar precisa ser aplicado várias vezes durante o dia, em especial, se estiver em praia ou piscina. Ele será o responsável por manter sua pele longe dos raios ultravioletas B (UVB), completamente nocivos à nossa saúde. Por isso, o protetor deve ser reaplicado a cada duas horas. Esse intervalo pode ser ainda menor caso você esteja em contato com a água. Além disso, o ideal é aplicar o produto por, pelo menos, 30 minutos antes da exposição ao sol.

Não fique muito tempo com roupa de banho molhada

Muito comum durante o verão é o uso de piscinas ou banhos de mar. No entanto, manter a roupa de banho molhada durante longos períodos do dia é algo que deve ser evitado, afinal, a umidade que fica em contato com a região genital acaba tornando a área favorável para o desenvolvimento de microorganismos.

Isso facilita infecções e o desenvolvimento de doenças como a candidíase. Entre os cuidados com a saúde no verão, devemos também evitar que isso aconteça levando sempre uma troca de roupa caso você tenha intenção de se molhar.

Proteja os olhos

Algo muitas vezes negligenciado por nós mesmos é a proteção dos olhos durante o verão. Muitas vezes esquecemos de utilizar óculos escuros, ou mesmo usamos réplicas que não oferecem proteção alguma e podem ser mais prejudiciais que não usar nada para proteger os olhos. Isso acontece porque com óculos sem filtro, a pupila se dilata na presença de pouca luz

Contudo, a ação dos raios UVB também agridem os olhos e, como as lentes sem filtro não absorvem a claridade, os olhos se enganam, e acabam absorvendo toda a luz. O indicado é usar óculos com filtro nas lentes, evitando a exposição direta ao sol.

Cuidado com a bebida alcoólica em excesso

As bebidas alcoólicas, muito consumidas durante o verão, acabam causando grande desidratação no corpo. Elas inibem a ação do hormônio antidiurético que faz a regulação do nosso organismo, por esse motivo, quando bebemos, também urinamos com mais frequência, perdendo água e sais minerais. O ideal é manter um consumo equilibrado e intercalar a bebida alcoólica sempre com água.

Beba água

Por fim, um dos principais cuidados com a saúde no verão que você deve ter é com a ingestão de líquidos. A transpiração aumenta de forma considerável no verão, com o objetivo de diminuir a temperatura do nosso corpo. É fundamental ingerir de 3 a 4 copos de água a mais do que o indicado, fazendo o consumo de mais de 2 litros de água por dia.

Com informações do Tua Saúde

VER MAIS

VER MAIS