Hospital do Marajó constrói minhocário para ter adubo orgânico em horta

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

O Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, no arquipélago marajoara, vem intensificando medidas de boas práticas de sustentabilidade, visando à preservação do meio ambiente e da vida. A Comissão de Sustentabilidade recebeu, este mês, cerca de 100 minhocas californianas, que garantem a produção de adubo orgânico (húmus).

De acordo com Leila Soares, da Comissão de Sustentabilidade, a ação denominada de ‘’Mesa de Mãe’’, desenvolvida pela comissão, proporcionou a criação de um local adequado para guardar as minhocas, denominado de o Minhocário. ‘’É um sistema de reciclagem do lixo orgânico, que com a ajuda das minhocas transformam restos de materiais orgânicos em um potente adubo conhecido como húmus”, afirmou Leila Soares. Entre as espécies de minhocas mais indicadas para a produção do adubo, destacam-se a Eisenia phoetida: minhoca vermelha da Califórnia e a Eudrilus eugênia, minhoca gigante africana.

CONTINUE LENDO...

Para a coordenadora do Serviço de Nutrição Dietética (SND), Renata Feio, as minhocas enriquecem o solo fazendo um excelente adubo para as plantas. “A partir do processo de compostagem e cultivo, os vegetais apresentam uma disponibilidade maior de nutrientes”.A minhoca, que é um animal invertebrado e pertencente ao Filo dos Anelídeos, tem grande interesse econômico. Ela integra um dos adubos mais completos e existentes, pois atua na melhoria da estrutura do solo, através do arejamento e quebra dos torrões em partículas menores, promovem a fertilidade por serem bioindicadores de qualidade do solo.Guardião Azul – Essa ação faz parte de um projeto nacional denominado de “Guardião Azul” para impulsionar práticas de preservação do meio ambiente, conduzida pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), que administra a unidade hospitalar em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa). O Hospital Regional Público do Marajó integra a rede de saúde do Governo do Pará. A unidade presta assistência de média e alta complexidade, sendo referência para cerca de 300 mil habitantes do sudoeste marajoara, que compreende os municípios de Breves, Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel. O hospital fica na avenida Rio Branco, nº 1.266, no bairro Centro.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (91) 3783.2140 / 3783.2127.

Com informações Lucas Brilhante / Ascom HRPM

VER MAIS

VER MAIS