Divulgação
Divulgação

Performance artística na frente do Theatro da Paz chama a atenção para a importância do serviço público

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Sabe o camburão e as lixeiras utilizadas para acondicionar o lixo recolhido pelos garis? A maca usada nos hospitais para transportar pacientes? A lousa e o apagador usados pelos professores em sala de aula? Todos esses objetos vão se transformar em instrumentos de percussão alternativos em um Flash Mob a ser gravado em frente do Teatro da Paz, no próximo domingo, 31, às 10h. A iniciativa é do Sindicato dos Servidores do Fisco Estadual (Sindifisco) como parte da campanha de valorização do serviço público.


O Flash Mob é uma apresentação que reúne várias pessoas de forma repentina para uma apresentação rápida. Uma das características desse tipo de performance é a aparição em locais públicos, com grande movimentação. Assim como se juntam de forma que parece ser despretensiosa, os participantes se dispersam no meio do público em poucos minutos.

CONTINUE LENDO...


Para dar vida ao Flash Mob do Sindifisco, serão reunidos vários percussionistas, dançarinos, atores, figurantes e outros instrumentistas, totalizando cerca de 50 “mobers”. Eles cumpriram uma agenda de ensaios individuais e em grupo, envolvendo experimentações cênicas, coreográficas e musicais.


A direção musical, cênica e geral é do regente Vanildo Monteiro. Professor de Percussão da Escola de Música da UFPA, ele também é coordenador dos projetos de pesquisa “A percussão nos Ritmos Paraenses” e de extensão “Grupo de Percussão da EMUFPA”, ambos vinculados à Universidade Federal do Pará.


A composição da peça musical é de Thiago D’Albuquerque. Compositor, técnico de áudio e diretor musical, ele realizou composições e arranjos para vários grupos e projetos, ministrou cursos de Bateria, na Fundação Curro Velho, e de Percussão Afro-Brasileira, nas comunidades de Itacoã e Guajará Miri, no município de Acará, pelo projeto de interiorização da referida instituição.


A coreografia e a direção cênica foram conduzidas pela coreógrafa Ana Unger. Bailarina, diretora artística, produtora cultural, arquiteta e professora membro da Royal Academy Of Dance, ela tem mais de trinta anos de experiência à frente de produções artísticas, tendo presidido o Encontro Internacional de Dança do Pará e a Bienal de Dança da Amazônia.

O projeto tem como parceiros o Theatro da Paz, o ICA (Instituto de Ciências da Arte) e a EMUFPA (Escola de Música da Universidade Federal do Pará). Servir é uma arte – O flash mob do Sindifisco faz um paralelo entre o fazer artístico e o papel do servidor, considerando que ambas as atividades têm como princípio a “arte de servir”. A relação é desenvolvida por meio da música, do teatro e da dança produzidas especialmente para essa programação.


“A ideia principal desse nosso Flash mob é promover através de experimentações musicais, cênicas e coreográficas uma correlação entre o fazer artístico e o papel do servidor, partindo da ideia de que, em ambas dessas atividades, um de seus mais importantes princípios está diretamente relacionado A ARTE DE SERVIR. Assim, nessa performance que se configura tão criativa, inovadora e plural, nos propomos a servir com ARTE uma ARTE da melhor qualidade, tal como busca-se alcançar constantemente no SERVIÇO PÚBLICO. Ou seja, do mesmo modo que um artista emociona, compartilha e se doa inteiramente ao público quando se apresenta, assim será sempre um dos principais propósitos de um servidor”, compara Vanildo Monteiro.


Uma das características do Flash mob é que sua repercussão não se encerra com a apresentação ao vivo. A tendência é que ele ganhe o mundo via rede mundial de computadores. A intenção do sindicato é promover o flash mob pela internet, uma estratégia para ampliar a divulgação da campanha “Serviço Público. Todo mundo precisa” que foi lançada no início deste ano como parte das comemorações pelos 30 anos da entidade. O objetivo é tornar mais evidente a importância do serviço público para toda a população.


“Os servidores públicos são assim chamados porque servem à população indistintamente, mas servem de maneira especial às pessoas que mais precisam”, destaca o presidente do Sindifisco, Charles Alcantara. Ele observa que da prestação de serviços simples, como emissão de documentos, até a administração tributária, passando pela saúde e segurança, eles são sujeitos fundamentais para a garantia de direitos.

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }