Foto: Alex Ribeiro/Agência Pará
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Segundo semestre letivo em Belém tem 100% das aulas presenciais

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A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), informa que nesta segunda-feira, 1° de agosto, retornarão às aulas 100% presenciais na rede municipal de ensino. Atualmente, a rede atende mais 68 mil estudantes matriculados em 201 unidades educativas.

O retorno ocorrerá de acordo com autonomia e realidade de cada unidade de ensino, considerando o cronograma de reformas em algumas unidades, o qual tem como prioridade oferecer qualidade física dos espaços e metodologia diferenciada.

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Atualmente, na rede, 30 escolas estão em reforma, a maioria em fase final de obras. Ainda no mês de agosto, está prevista a inauguração de mais três escolas da rede municipal de ensino. 

As unidades que estão em obras terão o retorno gradativo presencial escalonado, considerando que, durante o mês de julho, priorizou-se a execução de serviços que garantisse o retorno às aulas. Devido ao X Fórum Social Pan-Amazônico, algumas escolas estão sendo utilizadas como alojamento e terão seu retorno previsto para o dia 3 de agosto. 

Para este retorno de 100% das aulas, o projeto Guardiões da Saúde na Educação foi desenvolvido com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e da Universidade Federal do Pará (UFPA), para monitorar por aplicativo casos suspeitos de covid-19 nas escolas municipais. É o primeiro e único aplicativo do Brasil que atua na prevenção de casos de covid nas escolas públicas.

Agora, ele segue em aprimoramento para que o aplicativo possa realizar outros tipos de alerta e mapeamento, como desnutrição, abusos sexuais, doenças e outras questões, como de gênero, gravidez na adolescência e calendário vacinal.  

Na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (EMEIF) Amância Pantoja, localizada no bairro de Fátima, conta com 335 alunos matriculados. No retorno às aulas, haverá acolhida dos estudantes e relembrar os cuidados de biossegurança dentro e fora do espaço escolar.

Fonte: Agência Belém

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