Foto: Alex Ribeiro/Agência Pará
Foto: Alex Ribeiro/Agência Pará

Primeira semana de agosto traz retorno da vacinação contra covid, sarampo e gripe em Belém

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

A vacinação contra covid-19, gripe e sarampo prossegue normalmente nesta semana em Belém. Entre segunda-feira, 1, a sexta-feira, 5 de agosto, a população pode procurar pelo serviço nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), três hospitais militares (Naval, da Aeronáutica e do Exército) e nos shopping centers Pátio Belém e Parque Shopping, em horários diferenciados e de acordo com os públicos elegíveis para cada vacina.

A Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) informa que o município dispõe das vacinas Coronavac, Janssen, Pfizer adulto e pediátrica e Astrazeneca. Esta última é destinada a maiores de 18 anos – exceto gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz recentemente) – e para aplicação da segunda dose e doses de reforço.

CONTINUE LENDO...

Crianças – No último dia 18 de julho, Belém começou a vacinar crianças de 3 a 5 anos contra a covid. Uma semana depois, a capital iniciou a aplicação da segunda dose de reforço (quarta dose) para pessoas com idade a partir de 30 anos.

Quem pode ser vacinado

Covid-19 – Podem se vacinar todos aqueles (crianças, jovens, adultos e idosos) que ainda não receberam a primeira ou a segunda dose, bem como as pessoas acima de 18 anos, que foram vacinadas com a segunda dose até janeiro deste ano e que ainda não receberam a terceira dose. A dose de reforço (terceira ou a quarta dose) deve ser feita com intervalo de quatro meses da dose anterior. 

Quarta dose – Está disponível para todos os imunocomprometidos, a partir de 12 anos de idade, com apresentação de uma cópia do laudo, atestado ou outro documento que comprove alto grau de imunossupressão.

Além dos imunocomprometidos, também podem receber as doses de reforço as pessoas com 30 anos ou mais, os trabalhadores de saúde, as gestantes e as puérperas e trabalhadores da educação do ensino básico e superior (professores, especialistas e funcionários das unidades de ensino).

Trabalhadores das Forças Armadas, forças de segurança e salvamento (policiais federais, civis, militares e rodoviários, bombeiros militares e civis e guardas municipais, com 18 anos ou mais) que receberam as três doses há quatro meses ou mais, também estão aptos a receber a quarta dose.

Influenza – Desde o dia 26 de junho, a vacina contra a gripe está disponível para todas as pessoas, a partir dos seis meses de vida. A Sesma ampliou o público para avançar ainda mais na cobertura vacinal.

Quem faz parte do público-alvo da campanha e ainda não se imunizou também deve se vacinar. Os grupos são crianças de seis meses a menores de 5 anos, trabalhadores da saúde e da educação (das redes pública e privada), gestantes, puérperas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e pessoas com deficiência, além de indígenas e idosos.

Também são grupos prioritários para vacinação contra Influenza os caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, funcionários do sistema penal, população privada de liberdade e ainda adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa.

Sarampo – Contra o sarampo devem ser vacinadas todas as crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade e trabalhadores de saúde.

Documentos – Para se vacinar é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência e o cartão de vacinação de Belém. Os imunocomprometidos, pessoas com deficiência e doenças crônicas precisam apresentar laudo ou receita médica, que comprove a condição.

Já os trabalhadores da saúde e demais trabalhadores que estão aptos a vacinar precisam apresentar carteira profissional, crachá ou outro documento comprobatório do exercício da atividade.

Veja onde se vacinar (de segunda, 1, a sexta-feira, 5):
Hospital do Exército
Segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13 às 18h

Hospital de Aeronáutica
Segunda a sexta, das 8h às 11h e das 14 às 17h

Hospital Naval
Terça e quinta, das 8h às 12h

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), o atendimento é das 8h às 17h.
Nos shopping centers Parque e Pátio Belém, as vacinas estão disponíveis no horário das 9h às 19h.

Fonte: Agência Belém

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }