Lobo-guará é filmado mexendo lixo dentro de condomínio; assista

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Um “visitante” incomum foi flagrado por moradores vagando em um condomínio e revirando o lixo no local. O “andarilho” era um lobo-guará estava na noite de ontem, 31, dentro de um condomínio na Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá. De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a espécie é considerada “vulnerável”.

No vídeo, é possível ver o animal mexendo nos sacos atrás de comida. O animal não se intimida com a presença do morador, que gravou tudo de dentro do carro (veja o vídeo).

CONTINUE LENDO...

Segundo informações, as câmeras de segurança do condomínio já registraram em momentos anteriores visitas do animal no local.

A espécie

O lobo-guará é o maior canídeo da América do Sul. A espécie na fase adulta chega a medir 1,30 metro de corpo e 40 cm de cauda, podendo atingir até 1 metro de altura e mais de 20 kg. O animal pertence a família dos canídeos, mas pertence a um gênero composto por uma única espécie.

São animais inofensivos ao homem e também apresentam comportamento dócil e raramente brigam entre si. O lobo-guará vive em campos abertos, e no Brasil, ele se concentra na região do Cerrado, Campos Sulinos, na Caatinga e na borda do Pantanal. Também podendo ser encontrado na Argentina, Paraguai, Bolívia e uma pequena parte dos territórios do Uruguai e Peru.

O lobo-guará ainda é ameaçado pela caça e retirada dos olhos como amuleto e por donos de propriedades rurais, que tem como argumento de evitar o ataque a aves e pequenos animais.

Com informações do G1

VER MAIS

VER MAIS