Sérgio Andrade/Prefeitura de São Paulo
Sérgio Andrade/Prefeitura de São Paulo

Comissão da Câmara aprova anistia para policiais envolvidos no massacre do Carandiru

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Nesta terça-feira, 2, a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara aprovou um projeto de lei que anistia os policiais envolvidos na rebelião na Casa de Detenção de São Paulo, o Carandiru, ocorrido no ano de 1992. Ao todo, a operação deixou 111 mortos. Já aprovado, o projeto passa pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) antes de ser votado no plenário da Casa.

O relator do projeto, deputado Sargento Fahur (PSD-PR) chamou as condenações dos policiais envolvidos na ação de “midiáticas” e declarou que “O judiciário está cagando e andando para a sociedade brasileira, mas foi dar satisfação para a Europa.”

O deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS) chegou a pedir a retirada de pauta do projeto e o adiamento da votação, ambos negados, alegando a complexidade do tema: “Entendo que é um pedaço da história do Brasil muito dolorido para policia, mas do jeito que está posto, iremos cometer novos erros”, disse.

CONTINUE LENDO...

O autor do texto, Capitão Augusto (PL-SP) “É de conhecimento público a triste realidade que ocorre nas rebeliões nos estabelecimentos prisionais, que são comandadas por organizações criminosas”, disse.

Fahur disse durante a sessão desta manhã que os agentes de segurança são os “verdadeiros heróis” daquele dia e que “Os 111 presos estão nos quintos dos infernos, as famílias já esqueceram deles“, disse.

Com informações do Metrópoles

VER MAIS

VER MAIS