Foto: Reprodução/Instagram
Foto: Reprodução/Instagram

Shopping Castanheira inaugura exposição ‘Rota dos Palacetes’; saiba mais

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

O shopping Castanheira, localizado na bR-316, em homenagem à riqueza arquitetônica da capital paraense, Belém, inaugura nesta sexta-feira, 13, a exposição “Rota dos Palacetes”. Um projeto idealizado pela Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) é composta por oito palacetes que mostra seus estilos inconfundíveis, em tem a curadoria da Profª. Drª.Rosa Arraes, bastante conhecida por sua forte atuação em trabalhos que buscam a valorização do patrimônio histórico de Belém.

Através de grandes painéis, a beleza individual que cada um dos palacetes traz, vai se revelando, mostrando os detalhes dos seus interiores e suas histórias. De acordo com Rosa Arraes, o objetivo da mostra é justamente destacar a importância do patrimônio histórico da capital do Estado, permitindo novos olhares, informações e conhecimento sobre a arte e a arquitetura da cidade das mangueiras. “A intenção é atrair a atenção do público que visita o Castanheira Shopping, para a riqueza visual que encontramos em Belém, mais precisamente no bairro de Nazaré, local onde se encontram os palacetes destacados na mostra”, revela a curadora.

CONTINUE LENDO...

Ecléticos, delicados e imponentes, os palacetes que compõem as ruas da cidade de Belém, no final do século XIX e início do XX e transformam a arquitetura da cidade. Os proprietários eram ricos comerciantes, políticos e aristocratas da época, que colocavam os seus sobrenomes na intenção de identificar os imóveis por eles construídos. O movimento marcou uma época, conhecida como Belle Époque.

Segundo o professor Michel Pinho, atual presidente da Fumbel, os palacetes centenários possuem uma grande relação com a cultura, patrimônio e urbanização da capital. “A exposição tem por objetivo divulgar e fazer com que as pessoas entendam não só a beleza da Belle Époque, mas também com as formas construtivas desse período que podem ser vistas até hoje, de forma muito interessante, no centro de Belém”, enfatiza.

Na Rota dos Palacetes o visitante irá encontrar o Solar dos Mac Dowell (Museu da Assembleia de Deus), Palacete Augusto Montenegro (Museu da Universidade Federal do Pará), Palacete José Bricio Costa “Palacete Bibi” (DENIT- Ministério dos Transportes), Palacete José Leite Chermont (Escritório das Agências da ONU), Palacete do Barão do Guamá (CODEM – Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém/PMB), Palacete Antônio Facíola (Futuro Museu da Imagem do Som/SECULT-Pa), Palacete Guilherme Paiva (residência do comandante da 8ª Região Militar da Amazônia/Ministério do Exército) e Museu Casa Francisco Bolonha/Fumbel-PMB.

Para o diretor do Grupo Líder, João Augusto Rodrigues, a exposição “Rota dos Palacetes” é uma excelente oportunidade para vivenciar um pouco da história de Belém. “Por meio do patrimônio histórico cultural podemos conhecer a história e tudo que a envolve. Preservar e valorizar os elementos culturais de um povo é manter viva a sua identidade”, diz.

A exposição fica disponível de 13 a 30 de maio, no Lounge do primeiro piso do shopping Castanheira, e que for ao local poderá conferir de perto toda a beleza dos oito palacetes que estão em destaque na mostra junto com a sua rica arquitetura, que fazem de Belém umas das capitais mais bonitas do Brasil.

Com informações do Shopping Castanheira

VER MAIS

VER MAIS