Reprodução/TikTok @alvarocoloma
Reprodução/TikTok @alvarocoloma

Homem viraliza ao dormir ‘de conchinha’ com guepardos; assista

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

No último final de semana, um homem viralizou nas redes sociais ao aparecer dormindo abraçado a guepardos. As imagens, publicadas inicialmente no TikTok e que já ultrapassam a marca de 20 milhões de visualizações, mostram que os felinos não se incomodam com a presença do humano no recinto e que o conforto que sentem na presença dele é tanto que chegam a dormir agarrados com ele, “de conchinha”.

@alvarocoloma #naturaleza #amorporlosanimales♡ #guepardo ♬ The Lion Sleeps Tonight – Vittorio Fraja
@alvarocoloma Respuesta a @erikekt #guepardos #2daparte #gatitos ♬ The Lion Sleeps Tonight – Vittorio Fraja

Embora a publicação diga que “O guarda-florestal sul-africano dizia aos seus chefes que dormia no recinto dos guepardos. Não acreditaram nele e montaram uma câmera…” e diversos usuários tenham se encantado com a situação. Na verdade, o homem das imagens é o zoólogo Dolph C. Volker, que se intitula como um “grande defensor dos animais” em seu canal no Youtube e compartilha há quase dez anos o trabalho com os animais. As imagens em questão fazem parte de um vídeo publicado em 2019, onde Volker faz um experimento no intuito de responder uma pergunta: se os guepardos preferem dormir em um “concreto duro frio ou travesseiros quentes com um amigo?”.

CONTINUE LENDO...

A experiência foi realizada na África do Sul, com animais criados em cativeiro durante uma noite fria e chuvosa. Na publicação, o cientista explica: “Todos são bastante dóceis, pois são preparados para o programa de reprodução. Assim, quando tiverem filhotes eles podem ser monitorados de perto.” Volker destaca que recebeu permissão para que realizasse a experiência ao lado dos animais selvagens apenas porque os viu crescendo e, por isso, teria desenvolido uma relação próxima com os felinos.

Nas imagens, o zoólogo prepara a própria cama e deixa os guepardos deitarem no recinto, longe dele. Em um determinado momento, um deles se levanta e Volker faz sons chamando-o para perto. Ele narra que “dentro de um grupo de guepardos, há sempre um líder. Um que é muito corajoso e inteligente e mais velho, em muitas circunstâncias.” O guepardo em questão se aproxima de Volker e permanece dentro do abraço, enquanto os outros dois permanecem no concreto. “Na natureza, você quer que seus líderes sejam inteligentes e sábios para sobreviver. Um desses subordinados segue a liderança do seu líder”, narra Volker, antes dos demais se aproximarem e dormirem um em cima do outro.

“Abraçar e aconchegar é uma característica de sobrevivência para os guepardos e muitos animais que vivem juntos. É porque você conserva energia compartilhando o calor do corpo”, explica o zoólogo no vídeo. Um dos animais, a fêmea chamada Juno, resolve dormir ainda mais próximo do zoólogo. “Parece muito pacífico e é. Você simplesmente não dorme muito. Quando um acorda, todos acordam”, diz ele, que contou que teve que fazer diversos “ajustes” de posição durante a noite ao lado dos felinos.

Volker finaliza o vídeo do experimento respondendo à pergunta: “Sim, os guepardos são como os gatos domésticos. Eles preferem cobertores macios e quentes, travesseiros macios e um corpo quente. Eles preferem isso a concreto duro. Mas toda a razão para isso é natural, é sobre a conservação de energia”, diz ele, que destaca: “Quanto a mim, sou eu quem mais se beneficia com a troca de calor. Mas a maior recompensa é eles confiarem em mim e compartilharem a noite juntos.”

Com informações do UOL

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }