Reprodução/Estádio Porto
Reprodução/Estádio Porto

China abre mão do direito de sediar a Copa da Ásia de 2023

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

A China renunciou ao seu direito de sediar as finais da Copa da Ásia de 2023 devido à situação da covid-19 no país, anunciou a Confederação Asiática de Futebol (AFC) neste sábado, 14.

O evento, que é disputado a cada quatro anos e conta com 24 seleções de todo o continente, deveria ser realizado em 10 cidades entre 16 de junho e 16 de julho do próximo ano.

CONTINUE LENDO...

“Após extensas discussões com a Associação Chinesa de Futebol (CFA), a Confederação Asiática de Futebol foi oficialmente informada pela CFA de que não poderia sediar a Copa da Ásia 2023″, disse a organização em comunicado.

“A AFC reconhece as circunstâncias excepcionais causadas pela pandemia da covid-19, que levaram à renúncia pela China de seus direitos de hospedagem”, complementa o texto, acrescentando que uma decisão sobre a realização do torneio será revelada oportunamente.

A Copa da Ásia é o mais recente evento esportivo internacional a ser afetado pelas tentativas da China de enfrentar a pandemia.

No início deste mês, os organizadores dos Jogos Asiáticos, o Conselho Olímpico da Ásia, adiaram até 2023 a próxima edição do evento multiesportivo, que seria realizado na cidade chinesa de Hangzhou em setembro.

A China continua a implementar uma política de “covid zero”, e cidades em todo o país enfrentaram restrições rígidas após um recente surto da variante Ômicron.

Xangai está bloqueada há mais de um mês, enquanto outras cidades, incluindo a capital Pequim, enfrentam uma onda de restrições, testes frequentes e obstruções direcionadas.

A maioria dos eventos esportivos internacionais na China foi adiada ou cancelada desde o início da pandemia, com a notável exceção das Olimpíadas de Inverno, que aconteceram em Pequim sob rigorosos controles de saúde, em fevereiro.

O Grande Prêmio da China de Fórmula 1 não é realizado desde 2019, enquanto os eventos da WTA (tênis) foram suspensos devido a um impasse devido a preocupações relacionadas à segurança da jogadora chinês Peng Shuai.

A China está programada para sediar quatro eventos da ATP este ano, incluindo o Shanghai Masters e o China Open, em outubro.

A Superliga Chinesa ainda não anunciou quando a nova temporada de futebol começará. A Associação Chinesa de Futebol também desistiu do direito de sediar o Campeonato do Leste Asiático de julho, que agora ocorrerá no Japão.

A China deveria sediar a Copa da Ásia pela primeira vez desde 2004, quando a seleção nacional perdeu na final no Estádio dos Trabalhadores de Pequim para o Japão.

Com informações da CNN

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }