Reprodução/Freepik
Reprodução/Freepik

Governo Federal negocia instalação de fábrica de chips da Samsung no Brasil

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Na última quinta-feira, 11, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, revelou que os governos de Brasil e Coreia do Sul firmaram um memorando para unir esforços em prol da atração de uma fábrica de chips e semicondutores que venha a ser instalada no país. As negociações apontam para a Samsung, uma das líderes mundiais do segmento.

Faria compartilhou a informação durante o Seminário 5G.BR, organizado pela própria pasta. Na ocvasião, ele disse “Temos um memorando de entendimento com o governo da Coreia do Sul (…). Eles estão conversando com a Samsung sobre a possibilidade criar um hub no Brasil”, explicando que a ideia seria erguer uma fábrica capaz de produzir peças que possam abastecer a indústria local, bem como serem exportadas para países da América Latina, Europa e África. Fábio cita que “O Brasil é um ponto estratégico para isso”, explicou.

CONTINUE LENDO...

Caso seja confirmada, a construção da planta industrial ficaria por conta da iniciativa privada, com possíveis benefícios tributários a serem oferecido pelo estado onde a unidade seria sediada. Fábio citou que o mercado de chips e semicondutores depende muito da produção de Taiwan, que atravessa uma fase de tensões geopolíticas com as disputas entre China e Estados Unidos, o que reforça a necessidade de se buscar alternativas para garantir o fornecimento dos insumos.

Porém, o problema é uma lacuna que se arrasta há vários meses diante da crise global provocada pela pandemia da covid-19 e, depois, pela guerra no leste europeu. Outro fator é que, com a chegada da internet móvel de quinta geração (5G) abrindo o mercado da chamada “internet das coisas”, nome dado para a comunicação entre equipamentos, a tendência é que haja aumento expressivo por demanda por chips e semicondutores nos próximos anos.

Faria disse que também buscou diálogo com a Intel para instalação de uma unidade no Brasil. Segundo ele, a empresa teria respondido que procurou o governo brasileiro anos atrás, mas não chegou a um entendimento. Com isso, a Intel abriu sua fábrica na Costa Rica – isso foi nos idos de 2008.

Com informações do Pleno News

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }