O que é natural não faz mal?

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Bem, como dizem por aí natural até urânio pode ser, mas não quer dizer de forma alguma que isso pode ser algo bom para você e a sua saúde. Agora, quando falamos que produtos naturais são melhores do que os sintéticos tudo bem não é?! Nem sempre. Temos que entender que a totalidade dos remédios e produtos que são feitos em laboratório derivam de componentes naturais. Esses produtos foram prudentemente testados e dosados adequadamente antes de serem comercializados, além de passarem por agências reguladoras antes de circularem por aí.

Acontece que as pessoas são influenciadas pela cultura do “natureba”, achando que podem consumir ervas, vitaminas e afins de maneira frequente e descontrolada, porque acreditam que fará bem. Isso é errado, pois as pessoas não têm ideia da dose que ingerem e as vezes acabam passando mal. As vezes muito mal, como nos casos de morte por ingestão de bebidas com alta concentração de substâncias tóxicas ao fígado. No senso comum, sabemos que é super tranquilo tomar chás e outros preparos, e está tudo bem, o problema é quando exageram na dose e/ou inventam modas alimentares perigosas sem base científica.

CONTINUE LENDO...

Há muita pressão por saúde e corpo perfeito o que pode trazer prejuízos ao invés de benefícios. Com as redes sociais, as pessoas passaram a acreditar cada vez mais em influencers sem formação específica, porém como eles são populares e “perfeitos” geram uma certa credibilidade no imaginário popular, levando ao erro. Essa discussão é longa e envolve diversos fatores como o padrão de beleza, culto ao corpo, entre outros. Mas o que quero que saibas é que o argumento “Se é natural é bom” é falacioso.

O apelo à natureza não quer dizer nada no sentido prático da coisa. Plantas tóxicas e veneno de serpente são coisas naturais, mas não são coisas boas para ingerir, óbvio! Porém… componentes de plantas tóxicas e substâncias de veneno isolados e dosados adequadamente em laboratório podem originar bons remédios.

A mamona da espécie Ricinus communis, por exemplo, é uma planta tóxica, mas seu óleo dá origem aos remédios contra piolhos.

O veneno da serpente jararaca da espécie Bothrops atrox pode dar origem ao remédio que é usado para hipertensão e insuficiência cardíaca.

Isso é fruto de muito estudo, testes e experimentos em laboratório que nos fornecem esses serviços e benefícios de saúde. Contudo, é importante ressaltar que isso não quer dizer que produtos naturais ou vindos diretamente da natureza são ruins, pelo contrário, são excelentes! O conhecimento dos nossos antepassados e das comunidades tradicionais vindo de geração em geração deve ser valorizado, só devemos ter prudência e bom senso no consumo, pois hoje temos a ciência para nos auxiliar da melhor forma. Os estudos podem nos auxiliar a amplificar o efeito benéfico dos compostos naturais e torná-los mais eficientes.

VER MAIS

VER MAIS