Agência-barco apresenta o espaço "Caixa pra Elas" na Ilha do Marajó (PA). (Foto: Hilton Silva - Ascom/MMFDH)
Agência-barco apresenta o espaço "Caixa pra Elas" na Ilha do Marajó (PA). (Foto: Hilton Silva - Ascom/MMFDH)

Mulheres marajoaras terão acolhimento e acesso a microcrédito para empreendedorismo

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Um espaço destinado a orientar mulheres ribeirinhas, quilombolas e agricultoras do arquipélago do Marajó sobre como ter acesso à rede de proteção em casos de violência doméstica e a microcrédito para empreendedorismo foi apresentado nesta quarta-feira, 17, em Soure. Chamada de ‘Caixa Pra Elas’, a sala está à disposição da população marajoara, a partir de hoje, na agência-barco da Caixa Econômica Federal.

A cerimônia de abertura contou com a presença da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Cristiane Britto; do secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, Fábio Pinheiro, além de representantes das esferas federal e municipal.

CONTINUE LENDO...

Cristiane Britto lembra que a iniciativa acontece no mês em que é veiculada a campanha Agosto Lilás. Para a gestora, o espaço contribuirá para a saída de mulheres do cenário de violações de direitos humanos. “Nesse local, a mulher vai ter um incentivo para empreender e conquistar a sua autonomia econômica. Mas é, principalmente, um lugar de acolhimento para aquelas que estejam vivenciando o ciclo da violência. Serão oferecidas todas as informações para que elas saiam desse cenário”, disse a ministra.

Representando o Ministério do Turismo, o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, Fábio Pinheiro, observou que essa é mais uma ação que reúne esforços de diversos órgãos para a melhoria da qualidade de vida da população do Marajó. “Temos atuado de forma ativa no Abrace o Marajó, que envolve 15 ministérios do Poder Executivo e ainda 17 municípios que compõem o Marajó. O nosso objetivo é resgatar a dignidade e promover a transformação da realidade local”, afirmou.

Pela tarde, os representantes do Poder Executivo estiveram no Instituto Caruanas. Na agenda, a pauta aconteceu em torno do setor de turismo, com objetivo de abrir diálogo sobre proprietários e trabalhadores da área. Na oportunidade, os gestores puderam conhecer as iniciativas do Caruanas, instituto que trabalha com crianças em situação de vulnerabilidade e ensina empreendedorismo por meio do artesanato marajoara.

Estiveram presentes nas duas agendas a secretária-executiva do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, Tatiana Alvarenga; o secretário nacional dos Direitos da Criança e Adolescente, Maurício Cunha; a secretária nacional da Juventude, Luana Machado; e a coordenadora do Departamento de Políticas de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres do MMFDH, Valéria Laval.

Ainda compuseram a agenda o diretor de Infraestrutura e Fomento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Flávio Augusto Modesto e Silva; o vice-presidente da Caixa, Edilson Carrogi; e o representante do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Leonardo Ceron.

Agência-barco

A embarcação presta atendimento bancário em regiões de difícil acesso, diminuindo os gastos de deslocamento da população até os centros urbanos. O barco tem os mesmos serviços de uma agência convencional, exceto os de movimentação de dinheiro em espécie.

Confira o calendário para os próximos atendimentos previstos:

17, 18 e 19 de agosto: Soure (PA)

22 de agosto: Muaná (PA)

23 de agosto: Limoeiro do Ajuru (PA)

24 de agosto: São Sebastião da Boa Vista (PA)

25 de agosto: Curralinho (PA)

26 de agosto: Bagre (PA)

29 de agosto: Anajás (PA)

31 de agosto: Afuá (PA)

5 de setembro: Portel (PA)

6 setembro: Melgaço (PA)

8 de setembro: Ponta de Pedras (PA)

Fonte: MMFDH

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }