Breaking do Pará ganha federação própria, neste sábado, 20

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

A Federação Paraense de Breaking (FPAB) será fundada nesse sábado, 20, com direito à cerimônia de posse da primeira diretoria, que terá quatro anos de gestão, conforme norma estabelecida em estatuto da entidade. O edital de convocação para a Assembleia Geral já foi publicado para a programação, que vem gerando alta expectativa na comunidade hip hop do Estado. O evento ocorrerá no Centro Educacional Nossa Escola (Cene), no bairro de São Brás, em Belém, a partir das 16 horas, com coquetel e exibições no final de b-boys e b-girls, como são identificados os dançarinos.


A agenda oficial prevê a leitura e votação do estatuto, eleição e posse dos membros da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal, além de outros assuntos que podem ser abordados. Pelo menos seis entidades farão parte da federação, superando em quantidade outros Estados, como São Paulo, Goiás, Brasília, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que tiveram número menor de integrantes.

CONTINUE LENDO...


A criação da FPAB é considerada um divisor de águas para o desenvolvimento da manifestação artística e cultural que tornou-se a mais nova modalidade olímpica. De acordo com Ivan Pires, que conduz a comissão de formação da federação, as perspectivas são as mais otimistas possíveis. “O Pará conta com representantes na seleção brasileira e tem potencial para revelar outros atletas do mais alto nível de competividade”, garante. Os atuais representantes paraenses na seleção nacional são os atletas Leony Pinheiro, Kapu, Kley e MiniJapa.


Nos Jogos da França marcados para 2024, o breaking figura como a grande vedete entre as categorias de competição com suas batalhas empolgantes. “Os “b-boys e b-girls, no contexto do Brasil, estão atentos e preparando-se para disputar vagas e representar bem o País nas Olimpíadas de Paris”, observou Ivan Pires.


Basicamente, as finalidades da FPAB são dirigir, difundir e incentivar em todo o Estado do Pará a prática e o ensino do breaking, aperfeiçoando e intensificando a modalidade por meio de clínicas, oficinas e workshops esportivos e culturais, promovendo e administrando eventos onde sejam apresentados os resultados das ações pedagógicas e culturais. A intenção é disseminar o breaking em “todas as vertentes”, incluindo a música, fotografia, moda, cinema, televisão, livros, revistas e fanzines.


POLÍTICA PÚBLICA
Em trâmite na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), poderá ser votado na próxima terça-feira, 23, o projeto de lei 57/2022, que prevê instituir o Programa Estadual de Formação de Campeões do Breaking, de autoria do deputado Raimundo Santos (PSD). Se for aprovada até a redação final, o último estágio de apreciação em plenário, a proposição seguirá para a sanção do governo do Estado.


A possibilidade de implementação de política pública de Estado está animando o meio do hip hop. “Há uma expectativa positiva para os desdobramentos e avanços no campo do incentivo, da valorização e profissionalização dos agentes culturais como dançarinos, arte-educadores, artistas, produtores culturais, entre outros promotores do breaking no Pará”, afirma o produtor cultural Ivan Pires. “E a partir da instituição da federação serão abertas muitas possibilidades de novos acessos, de avanços nos campos culturais, educativos, profissionais e desportivos, mas sobretudo haverá o reconhecimento da categoria para todos”, ressalta ele.

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }