Elza Fiúza/Agência Brasil
Elza Fiúza/Agência Brasil

Dia Mundial da Doação de Leite destaca o valor do aleitamento; saiba onde doar no Pará

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

O Dia Mundial de Doação de Leite Humano, celebrado nesta quinta-feira, 19, é uma iniciativa para a proteção e promoção do aleitamento materno. A data também chama a atenção da sociedade para a importância da doação de leite para os Bancos de Leite Humano (BLH).

O BLH é um serviço especializado em oferecer ações de apoio, proteção e promoção do aleitamento materno, dedicando-se à assistência das mães e dos bebês durante o processo de amamentação. Além disso, executa atividades de coleta, seleção, classificação, processamento, controle de qualidade e distribuição do leite materno doado voluntariamente por mães.

CONTINUE LENDO...

Os bebês prematuros, considerando a sua condição de saúde e de internação, têm dificuldades de sugar o leite materno. Por isso, o leite humano do banco de leite é a melhor opção para alimentação de crianças internadas que, por algum motivo, não podem ser amamentadas diretamente no seio materno. A doação de leite materno pode ser feita por mães saudáveis que estejam amamentando seus filhos. Um frasco de leite materno pode ajudar a alimentar até dez bebês. 

“O leite materno protege contra infecções importantes e evita que crianças prematuras  tenham complicações, e traz diversos benefícios para os bebês prematuros e de uma forma geral. Mas, em especial para os bebês de risco que estão mais propensos ao óbito, por conta da fragilidade em que se encontram”, disse a coordenadora do Centro de Aleitamento e Banco de Leite da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp),  professora Kelly Pereira Coca. 

A bióloga e doula (profissional que acompanha a gestante durante a gravidez, parto e período pós-parto), Luana da Silva Freitas, de Ouro Preto (MG), conta a experiência de doar. “Doar leite materno é uma via de mão dupla porque favorece a pessoa que está doando, no sentido de esvaziamento dos seios, já que evita algumas alguns problemas como a mastite, facilitando assim a amamentação do bebê, e ajuda bebês prematuros que não podem, por inúmeras razões, receber o leite materno da sua mãe”. 

Estoque baixo

Atualmente, o Banco de Leite Humano da Universidade Federal de São Paulo está com o estoque abaixo do ideal para suprir a necessidade de crianças internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e demais unidades pediátricas do Hospital São Paulo, o hospital universitário da Unifesp.

“A quantidade de leite atual em estoque é de 40 litros. Costumamos ter pelo menos 100 litros, o que é ainda uma quantidade razoável, não é uma quantidade ideal porque a gente atende os bebês diariamente na UTI neonatal, especialmente os prematuros que nasceram com algum problema de saúde que não podem ser amamentados pelas mães”, explicou a coordenadora do Banco de Leite da Unifesp. 

Para ser uma doadora, basta estar saudável e apresentar produção láctea maior do que as necessidades do próprio bebê. Para isso, basta entrar em contato com o banco de leite humano mais próximo do domicílio para fazer a doação.

“A partir do momento que a mulher se interessa pela doação, a gente faz o rastreamento, avaliação dos exames, da saúde, a identificação se faz algum uso de medicação e analisa se tem alguma restrição.  Não havendo restrição, ela recebe todas as informações quanto ao armazenamento e extração do leite. Ela não precisa ir até o banco extrair o leite para doar. Ela entra em contato conosco e vamos direcioná-la, porque a doação também é regionalizada, temos bancos de leite distribuídos por todo o Brasil”, disse a professora Kelly.

Para saber onde doar no Pará, veja os endereços abaixo, que fazem parte da Rede Global de Bancos de Leite Humano.

Banco de Leite Humano de Barcarena (Banco de Leite) – Av José Pinheiro Rodrigues, 258 Centro, 68445-000 BARCARENA , PA – Telefone: 91-3754-3329

Banco de Leite Humano Dra. Cynara Melo Souza (Banco de Leite) – Rua 05 de Abril, 00 Velha Marabá, 68500-040 MARABA , PA – Telefone: 94-3322-5751

Banco de Leite Humano Mãe da Divina Providência (Banco de Leite) – Av. João Paulo II, 71 Dom Aristides, 67200-000 MARITUBA , PA – Telefone: 91-4005-6100

Banco de Leite Humano Maria Eunice Begot da Silva Dantas (Banco de Leite) – Avenida Nazareno Ferreira, Padre Luiz, 68600-000 BRAGANCA , PA – Telefone: 91-3425-2177

Banco de Leite Humano João Aprígio Guerra de Almeida (Centro de Referência) – Rua Oliveira Belo, 395 Umarizal, 66050-380 BELEM , PA – Telefone: 91-4009-2318

Com informações da Fiocruz e Agência Brasil

VER MAIS

VER MAIS