Getty Images
Getty Images

Copa do Mundo do Catar terá dois árbitros brasileiros e mulher bandeirinha

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

O Brasil terá dois árbitros, Raphael Claus e Wilton Pereira Sampaio, e mulher bandeirinha na Copa do Mundo do Catar de 2022. A lista foi divulgada nesta quinta-feira, 19, pelo Comitê de Arbitragem da Fifa. São 36 árbitros, 69 árbitros assistentes e 24 árbitros de vídeo que participarão da Copa do Catar, no fim do ano.O Brasil será representado por dois árbitros e cinco auxiliares.

Pela primeira vez, o comitê selecionou mulheres para a arbitragem da Copa. Entre as seis escolhidas, está a árbitra assistente catarinense Neuza Back. Ela faz parte do quadro da Fifa desde 2014, e também já esteve na arbitragem das Olimpíadas de 2016 e 2020, além da Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2019.

CONTINUE LENDO...

Os brasileiros Bruno Boschilia, Rodrigo Figueiredo, Bruno Pires e Danilo Simon completam a lista de auxiliares de arbitragem brasileiros que vão para o Catar.

“Como sempre, o critério que usamos é qualidade em primeiro lugar e os árbitros selecionados representam o mais alto nível de arbitragem mundial”, disse o presidente do Comitê de Arbitragem da Fifa, Pierluigi Collina.

Ele ainda destacou a seleção das primeiras seis mulheres para a arbitragem da Copa.

“Isso conclui um longo processo que começou há vários anos com a implantação de árbitras nos torneios masculinos juniores e seniores da Fifa. Desta forma, enfatizamos claramente que é a qualidade que conta para nós e não o gênero. Espero que, no futuro, a seleção de árbitras de elite para importantes competições masculinas seja percebida como algo normal e não mais extraordinário. Elas merecem estar na Copa do Mundo porque estão sempre em alto nível”, argumentou Collina.

VAR

O sistema do VAR, implementado na Copa do Mundo da Rússia, em 2018, terá 24 árbitros. Nenhum será brasileiro.

De acordo com o diretor de arbitragem da Fifa, Massimo Busacca, os selecionados passarão por um acompanhamento de preparação para a Copa do Catar.

“Com uma avaliação final de aspectos técnicos, físicos e médicos a serem feitos pouco antes da Copa do Mundo, para que estejam nas melhores condições para quando a bola começar a rolar no Catar”, afirmou.

Com informações da CNN

VER MAIS

VER MAIS