Segup deflagra operação ‘Lago de Tucuruí’ em sete municípios do sudeste paraense

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Para coibir a prática criminosa com ações desencadeadas de forma integrada pelo sistema público de segurança, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) lançou, nesta quinta-feira, 19, mais uma operação que compõe a segunda fase do projeto “Segurança Por Todo o Pará”, desta vez em Tucuruí, no sudeste paraense e sede da 9ª Região Integrada de Segurança Pública. 

A operação, denominada “Lago de Tucuruí”, homônima à região integrada, percorrerá os sete municípios e contará com agentes de segurança pública da polícias Militar e Civil, além de homens do Departamento de Trânsito, do Corpo de Bombeiros Militar, da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), da Polícia Científica do Pará (PCEPA), além dos órgãos municipais de trânsito que também contribuem na ação integrada.

CONTINUE LENDO...

As ações serão desenvolvidas pelos próximo dias, com as equipes realizando abordagens e patrulhamento em áreas indicadas pelo levantamento da mancha criminal, com o objetivo de proporcionar mais segurança e reprimir o cometimento de crimes. O combate à exploração sexual contra crianças e adolescentes será um dos pontos observados na operação.

No trânsito, as fiscalizações buscarão a manutenção da eficácia das norma legais, bem como realizar procedimentos de autos de infração de condutores que eventualmente descumpram o Código de Trânsito Brasileiro, como por exemplo, a alcoolemia.

Todos os materiais encontrados na ação integrada serão periciados, além de inspeção de supostas adulterações e exames de elementos que compõe veículos suspeitos. Somam também às ações a fiscalização do cumprimento de medidas de monitoramento eletrônico.

Para o coronel Castro Alves, do Núcleo de Planejamento Operacional da Segup, a operação deve percorrer todos os municípios da região da 9ª Risp, trazendo mais segurança à população. “É um conjunto de ações que foram planejadas e afinadas pelo Comitê Integrado da 9ª Risp. Então, são diretrizes assertivas e que leva em consideração as peculiaridades e com certeza terão êxito na sua produtividade”, considerou. 

Reunião Operacional

Uma reunião que ocorreu na última segunda-feira (16), na sede do Comando de Policiamento Regional IV (CPR IV), teve a participação de representantes do  Comitê Integrado de Segurança Pública e Defesa Social (Cispeds), além integrantes da secretaria adjunta de gestão operacional da Segup. Foram discutidos os números da região e apontadas as principais estratégias adotadas.

A reunião serviu para alinhamento estratégico para as ações desencadeadas hoje (19) que devem proporcionar mais tranquilidade e bem-estar para a população. “A presença dos órgãos é fundamental para a melhoria da sensação de segurança. Devemos promover ações de combate e de policiamento ostensivo, com foco também na fiscalização para evitar o cometimento de delitos”, afirmou o presidente do Cispeds Lago de Tucuruí, coronel PM Dumont Leal, durante a ocasião.

Segurança Por Todo o Pará

Descentralizando a gestão, o Programa “Segurança Por Todo o Pará” visa levar representantes da segurança pública estadual às sedes das Risps para identificar as principais demandas da região. No ano passado, o programa percorreu 13 das 15 Regiões Integradas para debater as demandas. A segunda fase foi iniciada em fevereiro deste ano.

Além de Tucuruí, integram a 9ª RISP mais seis municípios: Breu Branco, Goianésia do Pará, Jacundá, Novo Repartimento, Pacajá e Tailândia.

Fonte: Agência Pará

VER MAIS

VER MAIS